Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 18h30 | 23 Set 2017 | Redação Aberta a Prova Ciclística Governador Dix-Sept Rosado, a mais antiga do País

Crédito da foto: Carlos Costa/Jrnal de Fato A Prova Ciclística Gov. Dix-Sept Rosado, que teve início neste sábado, 23, é a segunda mais antiga d

A Prova Ciclística Gov. Dix-Sept Rosado, que teve início neste sábado, 23, é a segunda mais antiga do país, e foi realizada pela primeira vez em 6 de janeiro de 1950, idealizada pelo então prefeito da cidade, Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia. Somente em 1953 é que a prova passou a ter o nome que tem hoje em homenagem ao idealizador, que morreu em um acidente aéreo em 1951, quando estava a frente do poder executivo estadual.

Neste ano a prova chega a sua 68ª edição com mais de 300 competidores e divida em dois dias de realização. Neste primeiro dia de competição 150 atletas participaram das baterias divididas nas categorias Master C Local e Nacional, Master B Local e Nacional, Master A Local e Nacional, além da categoria Veterano. A competição acontece no Corredor Cultural da Avenida Rio Branco.

“Devido ao sucesso no número de inscrições dividimos a competição em dois dias. A abertura neste sábado já movimenta a prova consideravelmente. A nossa competição está entre as principais do país e possui credibilidade, fazendo com que diversos atletas de varias partes do país venham para Mossoró correr na nossa prova”, explicou Hélito Honorato, secretário executivo de Esporte.

 

ECONOMIA

Com a chegada dos atletas na cidade os hotéis e pousadas foram ocupados fazendo movimentar a economia do seguimento. Além disso, quem também sai ganhando é o mercado informal através dos pequenos ambulantes e comerciantes que se instalam nas proximidades do percurso onde a prova é realizada.

“Todos os anos eu saio de Fortaleza e venho pra Mossoró acompanhando meu filho que é ciclista, e aproveito para comercializar meus produtos que são lanches, refrigerantes, águas, e ainda camisas e blusas que os atletas costumam usar nessas competições. Venho acompanhando meu filho e ainda consigo gerar renda pra minha família”, explicou dona Eulália Arruda.

Os mossoroenses que também atuam no mercado informal aproveitam o evento para transformar trabalho em dinheiro. São pequenos ambulantes que comercializam águas, refrigerantes e lanches rápidos como batata frita.

“Não é sempre que tem em Mossoró um evento no meio da tarde em um sábado, então a gente aproveita qualquer oportunidade para poder ganhar um pouco mais dinheiro e pagar as contas de casa. Me disseram que amanhã aqui vai dar mais gente, então vou voltar pra vender mais e ganhar mais dinheiro”, disse dona Maria das Dores, vendedora de água.

Fonte: PMM

Tags:

Governador Dix-Sept Rosado
prova ciclística
Mossoró
Prefeitura

voltar