Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 13h45 | 19 Mar 2018 | Redação Baraúnas é goleado pelo Assu e está rebaixado para a segunda divisão do Estadual

Crédito da foto: Divulgação/Baraúnas/Yhan Victor O Leão do Oeste perdeu por 4 a 1 e está rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Estadual

O dia 18 de março de 2018 marca uma página triste na história do Baraúnas. A derrota para o Assu por 4 a 1 neste domingo decretou o inédito rebaixamento do clube para a segunda divisão do Campeonato Estadual. A partida foi válida pela sexta rodada do segundo turno e disputada no estádio Edgarzão.

O clube ainda lutava contra a degola, mas o revés diante do Camaleão do Vale foi o suficiente para o descenso do tricolor mossoroense. Os mossoroenses somam apenas quatro pontos na classificação geral e não pode mais alcançar o Força e Luz, que tem dez pontos no geral.

O Leão do Oeste precisava da vitória, mas logo aos três minutos sofreu o primeiro gol que abriu o caminho da derrota leonina e o consequente descenso. O zagueiro Thiago Cametá derrubou Luzinho na área e o juiz Caio Max marcou pênalti para os donos da casa. Gilmar Couto bateu e colocou o time assuense a frente do placar.

O que estava ruim piorou seis minutos depois. Marielson arrancou do meio de campo e na saída do goleiro Yuri marcou o segundo gol do Assu aos 9 minutos. Na etapa final o Camaleao chegou ao terceiro gol novamente Marielson cobrando pênalti sofrido por Caça-Rato aos 14 minutos. O camisa 7 assuense bateu forte e venceu o arqueiro tricolor.

Antes do terceiro gol dos mandantes, houve duas expulsões. Aos 10 minutos o zagueiro do Baraúnas Nildo levou o segundo cartão amarelo e foi expulso pelo árbitro Caio Max Augusto Vieira. Um minutos depois o atacante Gilmar Couto cometeu falta violenta e também foi excluído da partida.

O zagueiro Selso deu esperança ao torcedor. Ele mandou para as redes aos 27 minutos diminuindo o placar. Esse foi o terceiro gol do defensor na competição. O caixão do tricolor foi fechado aos 48 minutos através do jogador Jefinho, que marcou o quarto gol do Assu no duelo.

O Assu, que começou a rodada como lanterna da Copa Rio Grande do Norte, cedeu o posto justamente para o Baraúnas. O clube soma cinco pontos no segundo turno e ocupa a sétima posição. Como no primeiro turno, o Leão do Oeste está na última posição com apenas três pontos nesta segunda parte da competição.

Pelo regulamento do Estadual deste ano, o clube rebaixado terá a chance de participar da edição 2018 da divisão de acesso do Campeonato Potiguar. A competição será disputada no segundo semestre deste ano.

O time mossoroense encerra sua participação na competição no próximo sábado, 24, diante do Força e Luz. A partida está marcada para as 18h, no estádio Nogueirão. Já o Assu pega o ABC. O duelo deverá ser disputado no Edgarzão.

CLASSIFICAÇÃO

PG

JG

VI

SG

1

ABC

16

6

5

9

2

América

10

5

3

4

3

Globo

8

6

2

-2

4

Potiguar-M

7

6

2

-1

5

Força e Luz

7

6

1

-1

6

Santa Cruz

6

5

1

0

7

ASSU

5

6

1

-3

8

Baraúnas

3

6

1

-6

 

Primeira vitória do Baraúnas ocorreu somente no 12º jogo

O Baraúnas veio comemorar a primeira vitória na atual edição do Campeonato Estadual somente em seu 12º jogo. O clube passou todo o primeiro turno e ainda mais cinco jogos para ter seu primeiro triunfo na competição. Ao todo, foram dez derrotas e apenas um empate – diante do Potiguar na Copa Cidade do Natal, equivalente ao primeiro turno.

A única vitória do Leão do Oeste foi diante do Globo na última quarta-feira, 14. Este confronto foi válido pela primeira rodada da Copa Rio Grande do Norte e foi adiada por conta de compromissos da Águia de Ceará-Mirim na Copa do Nordeste na data programada para esta partida.

Se vencesse o Assu na tarde deste domingo, o time mossoroense enfrentaria o Força e Luz dependendo apenas de suas forças para se livrar do rebaixamento a segunda divisão do futebol potiguar.

 

Goleada histórica sofrida para o ABC marcou campanha do rebaixamento

A campanha do rebaixamento do Baraúnas teve uma goleada sofrida para o ABC que até hoje dói na alma do torcedor leonino. No dia 24 de janeiro o Baraúnas foi goleado pelo alvinegro natalense por 7 a 0. O vexame ocorreu no Nogueirão.

Esta goleada sofrida foi a pior do Leão do Oeste na história do Campeonato Estadual. Anteriormente, o clube havia sofrido duas goleadas por 6 a 0 em 1981 (contra o América) e em 2001 (Parnamirim).

 

Baraúnas teve três treinadores na campanha do rebaixamento

Se contar somente os treinadores que comandaram a equipe nesta campanha do rebaixamento, o Baraúnas teve três técnicos durante o Campeonato Estadual – Cícero Ramalho começou o trabalho, mas saiu antes da estreia da equipe na competição.

Agnaldo Fidélis começou a vexatória campanha do clube nesta atual edição do Potiguarzão. Ele comandou a equipe em três jogos e perdeu todos. Estreou com derrota para o Globo (3 a 0), perdeu para o América (1 a 0) e a goleada sofrida para o ABC (7 a 0). Um dia após o vexame contra os natalenses a diretoria leonina demitiu o técnico.

Após a queda de Fidélis, quem assumiu o comando técnico foi Williams Rodrigues. O primeiro jogo dele foi justamente no clássico contra o Potiguar. O Potiba terminou empatado em 0 a 0 e esse foi o único ponto de Williams a frente do clube. Ele ainda comandou a equipe contra Santa Cruz (derrota por 2 a 0), Assu (derrota por 1 a 0) e Força e Luz (derrota por 3 a 1).

A falta de vitória fez a diretoria do Baraúnas mudar de técnico mais uma vez, já que o rebaixamento ficava mais próximo. Higor Cesar assumiu o clube após a demissão de Williams Rodrigues.

Sob o comando de Higor o Baraúnas conseguiu, até aqui, sua única vitória na competição (vitória sobre o Globo por 2 a 1). Em cinco jogos são quatro derrotas América (1 a 0), ABC (3 a 2), Potiguar (3 a 1) e Assu (4 a 1).

 

Baraúnas ficou 614 minutos sem balançar as redes no 1º turno

O primeiro gol do Baraúnas no Campeonato Estadual 2018 foi contra o Força Luz. Este jogo foi válido pela sétima e última rodada do primeiro turno da competição.

O clube ficou 614 minutos sem marcar um único gol até que o atacante Ju fez o primeiro gol do tricolor mossoroense no campeonato aos 29 minutos do segundo tempo contra o Time Elétrico.

Tags:

Baraúnas
Campeonato Estadual
Assu
Copa Rio Grande do Norte
rebaixamento
Edgarzão

voltar