Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 07h00 | 25 Mar 2018 | Redação Na história das semifinais, Corinthians supera o São Paulo nos confrontos

Crédito da foto: extraída da internet As equipes se enfrentam na tarde deste domingo, 25, às 16 horas

Por Raoni David/FPF

Um dos principais clássicos do futebol brasileiro, São Paulo e Corinthians têm rica história de confrontos dentro do Campeonato Paulista, torneio em que se enfrentam desde 1930. Dentre tantos confrontos, alguns se destacam pela importância, como as cinco semifinais decididas pelas equipes com ampla vantagem corintiana.

As equipes se enfrentam na tarde deste domingo, 25, às 16 horas. A primeira partida da semifinal ocorrerá no estádio do Morumbi. O duelo de volta está marcado para a quarta-feira, 28, às 21h45, na Arena Corinthians.

Com a primeira disputa de semifinais do estadual de São Paulo em 1978, somente em 1999 as duas equipes vieram a se encontrar nesta fase da competição. Após este ano, o mesmo ocorreu em 2000 -data do único triunfo são-paulino- além de 2009, 2013 e 2017, todas vencidas pelo Corinthians.

1999: Atropelo corintiano
Atual campeão estadual -derrotando o próprio Corinthians- e melhor equipe da fase em que os grandes tomaram parte da competição, o São Paulo tinha pela frente o último e próximo campeão brasileiro, num confronto sem favoritos. Em campo, porém, o Corinthians se mostrou superior, em especial no primeiro jogo, quando foi arrasador.

Ricardinho abriu o placar logo aos 12 minutos do primeiro tempo e o Corinthians seguiu pressionando. A goleada que praticamente garantiu o time do Parque São Jorge na final aconteceu no segundo tempo. Dinei aos 20, e Marcelinho Carioca aos 30 e 46 minutos do segundo tempo impuseram a goleada de 4 a 0 sobre o time são-paulino que, após o empate sem gols no segundo jogo, ficou fora da decisão.

2000: O troco são-paulino
Desta vez quem tinha a melhor campanha das fases anteriores era o Corinthians e que, por isso, jogaria com a vantagem de dois resultados iguais. Com dois jogos no estádio do Morumbi, o São Paulo não deu chances ao rival. Atual bicampeão brasileiro e recentemente campeão do mundial da Fifa, o Corinthians sucumbiu ao time tricolor comandado por Marcelinho Paraíba e Edu.

No primeiro jogo o ainda jovem meia-atacante paraibano marcou duas vezes. De cabeça, aos 26 minutos do segundo tempo, após lindo cruzamento de França e aos 37, completando cruzamento de Fábio Aurélio na entrada da pequena área. Marcos Senna, no último minuto, marcou e deixou o Corinthians vivo para a segunda partida após a derrota por 2 a 1.

Foi a vez de Edu, jovem promessa são-paulina, roubar a cena. Com a vantagem de empatar para ir até a semifinal, o São Paulo não deu chances ao time corintiano. De cabeça, após cruzamento de Fábio Aurélio, Edu abriu o placar aos 36 minutos do primeiro tempo. Já aos 38 da etapa final, Edu selou a classificação tricolor com chute despretensioso de fora da área.

2009: Vaga fenomenal
Terceiro colocado da classificação geral do Paulistão e retornando à elite nacional, o Corinthians tinha pela frente o São Paulo, atual tricampeão brasileiro que ficara em segundo na tabela, ostentando, portanto, a vantagem de um empate no placar agregado do confronto. Ronaldo, o fenômeno, porém, aprontaria das suas rumo ao título paulista, mesmo fora de forma.

Jogando no Pacaembu, até então cara corintiana, o soberano São Paulo, como era tratado pela torcida, saiu na frente. Gol de Miranda, de cabeça, logo aos 24 minutos do primeiro tempo. Quatro minutos depois, porém, o volante Elias surpreendeu com bela arrancada para empatar o confronto. Assim permaneceu até os 47 minutos do segundo tempo quando o volante Cristian acertou lindo chute de fora área para virar o placar.

No jogo da volta, no estádio do Morumbi, brilhou a estrela de Ronaldo. Claramente acima do peso, o já consagrado atacante foi decisivo no confronto que colocou o Corinthians na decisão do Paulistão daquele ano. Douglas marcou aos 10 minutos do segundo tempo e, dois minutos mais tarde, Ronaldo foi fenomenal. Lançado em velocidade, o atacante deixou o zagueiro Rodrigo para trás antes de tocar na saída de Bosco para garantir a classificação corintiana.

2013: Sofrimento em jogo único
Melhor time da primeira fase da competição, o São Paulo se classificou para a semi após bater a surpreendente Penapolense, enquanto o Corinthians, atual campeão da Libertadores e do Mundo, dono apenas da quinta melhor campanha, eliminara a Ponte Preta. Nesta fase, o tricolor tinha apenas a vantagem de atuar em casa. O empate levava a decisão aos pênaltis.

Foi o que aconteceu após um movimentado jogo sem gols no Morumbi. Nas penalidades, PH Ganso isolou uma das cobranças são-paulinas, enquanto Alessandro carimbou a trave. Cássio, porém, defendeu a cobrança de Luis Fabiano e assistiu Rogério Ceni tentar, a todo custo, evitar o gol de Alexandre Pato, inclusive se adiantando à cobrança do atacante corintiano. Na segunda oportunidade, Pato marcou e garantiu a equipe em mais uma decisão de paulista.

2017: Derrota com fair play
Rivais da semifinal deste ano, Corinthians e São Paulo repetem o confronto do ano passado, quando dono da melhor campanha o time de Itaquera tinha o direito de decidir a vaga em sua Arena. O grande jogo, porém, se deu no Morumbi com direito à polêmica após ato de fair play do zagueiro tricolor Rodrigo Caio.

Principal nome da competição, Jô foi personagem do jogo. Além de abrir o placar para ainda aos 20 minutos do primeiro tempo, o atacante recebeu cartão amarelo que o deixaria fora do segundo jogo por suposto pisão no goleiro Renan Ribeiro. Rodrigo Caio, zagueiro são-paulino, porém, se acusou e o árbitro anulou o cartão ao atacante corintiano. Ainda no primeiro tempo, aos 47, Rodriguinho acertou bom chute de fora da área para ampliar o placar.

Com a difícil missão de reverter o placar na Arena Corinthians, o São Paulo pouco fez para que isso fosse possível. Já nos acréscimos do primeiro tempo Jô marcou mais uma vez e ampliou a vantagem corintiana. Lucas Pratto, aos 37 minutos do segundo tempo empatou o jogo em resultado que confirmou a vaga do time do Parque São Jorge.

Tags:

São Paulo
Corinthians
semifinais
Campeonato Paulista

voltar