Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 09 Abr 2018 | Redação Operação Cartola apura manipulação de resultados no futebol da Paraíba

Crédito da foto: Reprodução A operação foi deflagrada pelo Ministério Público da PB e PC nesta segunda-feira, 9

Na madrugada desta segunda-feira, 9, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a Polícia Civil deflagraram a Operação Cartola. O objetivo é apurar manipulação de resultados de campeonatos de futebol, adulteração de documentos, interferência em decisões da justiça desportiva (TJD) e desvio de valores oriundos de partidas de futebol profissional.

Segundo o MPPB, a investigação conduzida pela 1ª Superintende?ncia da PC de Joa?o Pessoa, Delegacia de Defraudac?o?es e Falsificac?o?es de Joa?o Pessoa (DDF) e Grupo de Atuac?a?o Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) foi identificar a existência de dois núcleos principais, com aproximadamente 80 membros identificados, sendo o primeiro (liderança) formado por membros da FPF, Ceaf e dirigentes de clubes de futebol profissional e o segundo formado por membros executores ligados à Ceaf (arbitragem), funcionários da FPF e de clubes de futebol, que atuam segundo a determinação do núcleo principal.

Ainda de acordo com as investigações, o primeiro núcleo, formado pelos dirigentes, ou como aponta o órgão “cartolas”, é responsável pelas decisões mais importantes relacionadas ao meio do futebol paraibano e conta com uma sofisticada rede de proteção, de elevado grau de articulação institucional.

Ao todo, foram cumpridos 39 mandados de busca e apreensão, nas cidades de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Campina Grande e Cajazeiras. O cumprimento dos mandados contou com a atuação de 230 policiais civis de diversas cidades da Paraíba.

O Gaeco e a Polícia Civil ressaltaram que o desenvolvimento da ação conjunta contou com o apoio fundamental de testemunhas dos fatos, com conhecimento detalhado das condutas praticadas, ale?m do trabalho das equipes de monitoramento e vigila?ncia da Poli?cia Civil, que analisaram centenas de documentos e realizaram diversas diligências durante os seis meses de investigações.

Os envolvidos estão sendo investigados pelos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, manipulação de resultados (crimes do estatuto do torcedor) e por outras condutas sob apuração.

Ainda segundo o MPPB, em face do sigilo das investigações, os detalhes sobre o modo de atuação dos investigados, individualização das condutas e demais características da presente organização só poderão ser divulgados posteriormente, após a conclusão da fase investigativa e análise de todo o material apreendido.

Tags:

Federação Paraibana de Futebol
FPF
Operação Cartola
investigados
manipulação de resultados

voltar