Domingo, 22 de julho de 2018

Postado às 09h30 | 14 Abr 2018 | Redação Três partidas abrem o Brasileirão da Série C 2018 neste sábado (14)

Crédito da foto: Lucas Figueiredo/CBF O CSA, de Alagoas, foi o campeão da competição no ano passado e subiu para a Série B

Da CBF

Vai começar a Série C! Vinte clubes estão na disputa pelo título e pelo acesso à Série B de 2019. Para começar com emoção, a primeira rodada terá cinco confrontos regionais. Neste sábado (14), três jogos abrem a competição.

Às 16h (de Brasília), o Tupi-MG recebe o Tombense-MG, no Estádio Mario Helênio. Na temporada passada, as duas equipes se classificaram para as quartas de final, mas acabaram eliminados. Logo depois, às 18h30 (de Brasília), o Juazeirense-BA enfrenta o Confiança-SE, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro (BA). A equipe baiana, recém promovida da Série D, vai em busca de um novo acesso. Já o Gigante Operário, que caiu nas quartas de final da Série C 2017, espera escrever uma nova história. Por fim, às 19h (de Brasília), o Bragantino-SP vai até Ribeirão Preto para encarar o Botafogo-SP.

A COMPETIÇÃO

O campeonato é disputado por 20 times, sendo composto por aqueles que terminaram entre 5º e 16º na edição anterior, os quatro promovidos da Série D e os quatro rebaixados da Série B. A partir disso, são divididos dois grupos com dez equipes. Dentro de cada um, os quatro primeiros se classificam para as quartas de final e os dois últimos são rebaixados. Se classificam para a Série B os times que chegarem na semifinal.

NOVIDADES

A principal mudança para o Brasileirão Série C neste ano é o fim do gol qualificado. Portanto, não haverá mais distinção entre gols marcados dentro e fora de casa na fase de mata-mata, assim como aconteceu na Copa do Brasil. Outra novidade é que agora os clubes deverão inserir, com antecedência, a escalação completa no sistema da Diretoria de Registro, Transferência e Licenciamento da CBF. O espaço estará disponível 24h antes de a bola rolar. Por fim, a partir desta edição, as agremiações terão o direito de utilizar seis placas de publicidade nos jogos como mandante. Anteriormente eram apenas duas.

PRIMEIRAS PARTICIPAÇÕES

Juazeirense-BA e Globo-RN participam pela primeira vez da competição neste ano. Os dois conseguiram a vaga pela campanha na Série D 2017.

ÚLTIMO CAMPEÃO

Na último edição, o CSA-AL levantou o título da Série C após vencer o Fortaleza-CE na decisão. A primeira partida da final foi disputada no Castelão (CE), onde a equipe alagoana ganhou por 2 x 1. No jogo da volta, o empate por 0 x 0 garantiu o primeiro título nacional do clube.

MAIORES CAMPEÕES

Dois times de Goiás defendem o posto de maiores campeões da competição com dois troféus cada. O Vila Nova-GO levantou a taça em 1996 e 2015. Já o Atlético Goianiense conquistou a Série C em 1990 e 2008.

MAIOR ARTILHEIRO

O Vila Nova-GO também detém o posto de ter tido o maior artilheiro da história da Série C até o momento. Se trata de Túlio Maravilha, que terminou a competição com 27 gols em 2007.

Tags:

Série C
Brasileirão
sábado
partidas

voltar