Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 13h00 | 14 Nov 2018 | Redação Bahia, Ceará, Sport e Vitória em campo pelo Brasileirão 2018

Crédito da foto: Mauro Jefferson / Ceará S.C. Confrontos entre clubes da região esquentam a luta contra o rebaixamento

Da CBF

A reta final do Brasileirão 2018 segue eletrizante. Enquanto as primeiras definições se aproximam, a 34ª rodada da competição guarda uma emoção diferente para os representantes do futebol nordestino na Série A. Nesta quarta-feira (14), em confrontos cruzados entre integrantes da região mais arretada do Brasil, Bahia-BA, Ceará-CE, Sport-PE e Vitória-BA vão a campo com um único objetivo em mente: afastar o fantasma do rebaixamento.

Os primeiros a pisarem no gramado na noite desta quarta-feira são Bahia e Ceará. O Tricolor de Aço e o Vozão se enfrentam às 21h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). Em situação mais confortável na tabela de classificação, os baianos ocupam a 11ª posição com 41 pontos somados, quatro de diferença para a Chapecoense-SC, primeira equipe integrante do Z-4. Nas contas dos mandantes desta noite, uma vitória em casa, onde a equipe tem amplo retrospecto favorável no Brasileirão, pode trazer ainda mais tranquilidade na luta contra a degola e redirecionar o foco para uma vaga na Copa Sul-Americana 2019.

Por sua vez, o Vozão vai a Salvador (BA) preparado para surpreender o Bahia e somar pontos cruciais na conta para escapar do rebaixamento. Atualmente na 14ª posição da Série A, o Ceará se concentra em pontuar longe de Fortaleza (CE). Após o duelo contra o Bahia nesta quarta-feira, a equipe alvinegra segue para o Rio de Janeiro (RJ) onde visita o Fluminense-RJ na segunda-feira (19). Duas partidas determinantes para as intenções do Vozão de fincar raízes na elite do futebol brasileiro em 2019. Para tal, os cearenses precisam superar a campanha instável quando afastados de seus domínios. Em 16 jogos como visitante, o Ceará soma apenas três vitórias.

 

O desespero rubro-negro

Mais tarde, às 21h45 (de Brasília), é a vez do duelo de Leões em ritmo de fuga. Na Ilha do Retiro, no Recife (PE), Sport e Vitória se enfrentam em um confronto que mistura mais do que as cores e os mascotes na atual edição do Brasileirão: a busca desesperada por pontos para escapar do Z-4 da competição. Mandante, o Leão da Ilha atravessa momento melhor do que o rival desta noite. Fora da zona de rebaixamento na 16ª posição e com 37 pontos, os pernambucanos estão embalados após três vitórias e um empate nas últimas quatro rodadas. Os bons resultados credenciam os rubro-negros de Recife a seguir firme na luta para permanecer na Série A.

Pelo outro lado do clássico leonino desta quarta-feira (14), o Vitória chega ao confronto em uma sequência adversa na competição. Três empates e uma derrota nas quatro últimas jornadas deixam o Rubro-Negro Baiano na 18ª posição e dois pontos atrás dos pernambucanos. O mau momento atravessado pelo Leão da Barra inspira cautela e tranquilidade para buscar o resultado na Ilha do Retiro e respirar fora da zona da degola. Caso consiga superar o Sport, os baianos ultrapassam os rivais e pulam para fora do Z-4. Para isso, é preciso reverter a fraca campanha longe do Barradão. O Vitória é um dos piores mandantes da Série A 2018 com apenas duas vitórias fora de casa.

Tags:

Bahia
Ceará
Sport
Vitória
Brasileirão
Série A

voltar