Terça-Feira, 16 de abril de 2024

Postado às 10h15 | 25 Mar 2019 | Redação Tite vai convocar a seleção brasileira para a Copa América no dia 17 de maio

Crédito da foto: Reprodução Técnico Tite prepara lista para Copa América

Tite vai convocar a seleção brasileira para a Copa América no dia 17 de maio, apenas três dias antes do início dos trabalhos na Granja Comary. Ao mesmo tempo em que prepara a equipe para enfrentar a República Tcheca nesta terça-feira, em amistoso que será a última chance de mostrar serviço pela Seleção antes do anúncio da lista, a coordenação de futebol da CBF desenha o futuro próximo. O objetivo é reunir comissão técnica e jogadores disponíveis a partir do dia 20, na sede em Teresópolis.

A primeira semana terá pouca gente. A maioria das principais ligas europeias termina só no fim de semana seguinte, entre 24 e 26 de maio, mas o calendário inglês faz com que Edu Gaspar tenha um plano de combate aos efeitos que o ócio poderia causar nos atletas.

A Premier League acaba no dia 12 de maio. Se a apresentação na Granja Comary acontecesse só no dia 27, eles ficariam duas semanas de férias. Tempo para perder ritmo e ganhar peso. Viagens com famílias, restaurantes, aquele cronograma que também engorda jogadores de futebol, humanos. Por isso, Edu quer antecipar essas chegadas para o dia 20.

Entre os favoritos a irem à Copa América estão Ederson, Danilo, Fernandinho e Gabriel Jesus, todos do Manchester City, o trio do Liverpool Alisson, Fabinho e Roberto Firmino, além de Richarlison, do Everton, Willian, do Chelsea, e Felipe Anderson, do West Ham. Alguns devem ficar pelo caminho.

Mas pelo menos um terço da lista da Copa América poderá vir da Inglaterra. Mantê-los em boas condições seria fundamental para uma preparação exitosa.

Há, porém, um “elemento-surpresa” nesse planejamento: a final da Liga dos Campeões, marcada para o dia 1º de junho. A decisão pode ser disputada, por exemplo, por City e Liverpool. Tite poderia ter que esperar duas semanas para receber seus convocados dessas equipes.

Sem condição de esperar pelo destino dos brasileiros do torneio, o departamento elabora uma programação que visa cuidar, principalmente fisicamente, de jogadores em fim de temporada intensa.

Aqueles que atuam no Brasil ainda não têm uma data marcada para deixarem seus clubes e se juntarem às seleções. O regulamento da Copa América deve estipular um prazo, bem como a possibilidade de uma convocação prévia ser feita. Como na Copa do Mundo, por exemplo, Tite e os outros técnicos chamariam mais de 23 jogadores e depois fariam cortes para definir os 23.

Leia mais sobre a Seleção Brasileira no globoesporte.com

Tags:

Tite
Seleção Brasileira
Copa América
convocação

voltar