Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 17h00 | 28 Mar 2019 | Redação ‘Caso Sávio’: Pleno do Superior Tribunal de Justiça mantém punição ao Potiguar

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva manteve a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do RN sobre a perda de seis pontos do Potiguar na escalação irregular do jogador Sávio. O julgamento do recurso ocorreu na tarde desta quinta, 28.

Crédito da foto: Allan Phablo Com a decisão, Potiguar fica agora com 21 pontos no Estadual

Edinaldo Moreno/Da Redação

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) manteve a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD/RN) sobre a perda de seis pontos do Potiguar na escalação irregular do jogador Sávio. O julgamento do recurso ocorreu na tarde desta quinta-feira, 28, no Rio de Janeiro.

O clube mossoroense recorreu da decisão do tribunal potiguar entendendo que não infrigiu o artigo 22 do Regulamento Geral de Competições da FNF. Na primeira partida do Time Macho no Campeonato Estadual, ocorrida em 9 de janeiro, o atleta Sávio foi relacionado para o duelo e ficou no banco de reservas.

O presidente do Força e Luz, Ranilson Cristino, denunciou o time mossoroense. O Potiguar foi punido com a perda dos pontos em sessão realizada em 24 de janeiro. O recurso no TJD foi julgado no dia 8 de fevereiro e novamente a decisão foi mantida.

Com a perda dos pontos, o Time Príncipe, que somava 27 pontos na classificação geral, fica agora com 21 pontos. A equipe está na final do segundo turno do Campeonato Estadual e pegará o América na finalíssima.

Vaga na Copa do Brasil

Se o STJD tivesse tido decisão contrária do TJD/RN, o Potiguar já estaria garantido na Copa do Brasil de 2020. Agora, com 21 pontos, o time mossoroense cai para a quarta posição na classificação geral e fica atrás de América, ABC e Globo. O Alvinegro, por ter vencido o primeiro turno, já garantiu presença na competição nacional. O vencedor do segundo turno entre Potiguar e América também garante vaga na Copa do Brasil do próximo ano. A última vaga será preenchida pela equipe que tiver a maior pontuação na classificação geral do campeonato.

Sobre a decisão do STJD, o Potiguar emitiu uma nota oficial. Confira abaixo:

"Na tarde desta quinta-feira, 28, o Potiguar foi submetido a julgamento pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva – STJD, na cidade do Rio de Janeiro.

Foi mantida a punição da perda de seis pontos e multa pecuniária de R$ 300,00, pela escalação do atleta Sávio Elielton Andrade Abreu na partida contra o Palmeira de Goianinha, no dia 09 de janeiro de 2019.

A defesa oral do clube foi realizada pelo advogado carioca Arley Carvalho, que aludiu às normas desportivas nacionais que em nenhum momento impedem a participação de jogadores com idade entre 14 e 16 anos, mencionando diversos casos de atletas que participaram de jogos profissionais com essa idade.

Porém, infelizmente, essas argumentações não foram consideradas. Os auditores entenderam que, muito embora a legislação não vede a participação, deve se garantir a preservação desses atletas para atuação profissional.

Inclusive, os auditores solicitaram à Presidência do STJD que seja oficiada a CBF para a modificação do seu Regulamento Geral de Competições neste quesito.

O clube lamenta a decisão, mas a respeita e a cumprirá".

Tags:

Esportes
Potiguar
STJD
Punição

voltar