Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 12h00 | 24 Ago 2017 | Redação Obras do 'Sanear RN' avançam na zona norte de Natal com 77% concluídas

Crédito da foto: Rayane Maynara Obras de saneamento avançam na zona norte de Natal, que será 100% coberta po esgotamento sanitário

As obras de esgotamento sanitário que tornarão Natal a primeira capital 100% saneada do Brasil, já chegam à marca de 74% da cidade com tubulações implantadas. Na Zona Norte, a área de maior cobertura do saneamento, já foram concluídas 77% das obras, o que representa 463,15 km de rede coletora instalada.

As obras são bancadas pelo programa “Sanear RN”, iniciada na gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP), e sequenciada pela atual gestão do governador Robinson Faria (PSD).

No canteiro de obras da Avenida das Fronteiras, cerca de 400 operários executam os serviços. Logo no início da manhã desta quinta-feira (24), o governador Robinson esteve no canteiro de obras para acompanhar a execução dos serviços e participou de um café da manhã, ao lado dos operários e profissionais. O chefe do Executivo Potiguar ainda vistoriou a implantação de tubulação no loteamento José Sarney, no bairro Lagoa Azul.

Robinson destacou que no início da gestão, apenas 3% da Zona Norte era saneada e que o projeto representa mais saúde e desenvolvimento econômico para toda a cidade. “Mais da metade da população da capital mora nesta área e estamos agilizando os serviços para entregar a obra nos próximos meses. A Zona Norte será a primeira região que estará concluída, trazendo mais saúde, qualidade de vida para os moradores e incentivando novos investimentos”, destacou.

Além da Zona Norte, os serviços estão sendo executados também nas outras regiões de Natal. Em toda a cidade, já foram implantados 641 km da tubulação. A previsão é que sejam instalados aproximadamente 900 km. O investimento total é de R$ 504 milhões, com recursos do Governo do Estado, Caern e Governo Federal.

O diretor da Caern, Marcelo Toscano, ressaltou que ao final das obras, Natal contará com quatro Estações de Tratamento de Esgotos, possibilitando a cobertura total de esgotamento sanitário na cidade. “O cronograma está sendo seguido conforme o planejado. A previsão para entrega da obra completa é para o final de 2018”, afirmou o diretor.

Toscano informou também que as equipes da Caern prestam esclarecimentos à população, orientando sobre os procedimentos necessários para fazer as ligações dos imóveis à rede coletora.

Tags:

Sanear RN
saneamento básico
Natal
Governo do RN
obras
zona norte

voltar