Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 10h15 | 30 Ago 2017 | Redação Natal tem a 2ª maior prevalência de fumantes passivos entre as capitais, diz pesquisa

Crédito da foto: Reprodução/Vigitel Segundo o estudo, o índice na capital potiguar é de 9,7%, o mesmo de Maceió, capital de Alagoas. Ela

A última edição da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) aponta que Natal tem a segunda maior prevalência de fumantes passivos entre as capitais brasileiras. Os dados foram divulgados na última terça-feira, 29, pelo Ministério da Saúde, em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Segundo o estudo, o índice na capital potiguar é de 9,7%, o mesmo de Maceió, capital de Alagoas. Elas só ficam atrás de Porto Alegre, com percentual de 10,4, o maior índice entre as capitais. Aracaju (5,1%) teve a menor incidência de fumantes passivos em domicílio, no ano passado.

Ainda de acordo com a pesquisa, em oito anos no país, o índice registrou queda de 42,5% no número de fumantes passivos no domicílio, caindo de 12,7%, no ano de 2009, para 7,3% no ano passado.

A frequência de fumantes passivos no domicílio foi mais alta entre os mais jovens (18 a 24 anos), em ambos os sexos. A pesquisa foi feita por telefone nas 26 capitais e no Distrito Federal e contou com 53.210 entrevistas.

A queda no número de fumantes passivos em domicílio vem junto com a redução de fumantes no país. Nos últimos 10 anos, houve redução de 35% no número de usuários de produtos derivados do tabaco. A prevalência caiu de 15,7% em 2006, para 10,2% em 2016. Quando separado por gênero, a frequência de fumantes hoje é maior no sexo masculino (12,7%) do que no feminino (8%). Se analisado por faixa etária, a pesquisa mostra que a frequência de fumantes é menor entre os adultos jovens antes dos 25 anos (7,4%), ou após os 65 anos (7,7%) e maior na faixa etária dos 55 a 64 anos (13,5%).

O tabagismo passivo é causa de doenças e morte. Em 2015, o Ministério da Saúde registrou 17.972 óbitos, sendo uma das principais causas de mortes atribuíveis ao tabaco. Ser fumante passivo significa inalar fumaça de cigarros (ou outros produtos derivados do tabaco) por pessoas que não fumam. Essa fumaça se difunde no ambiente e faz com que as pessoas ao redor inalem a mesma quantidade de poluentes que os fumantes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2013, o tabagismo passivo foi a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, perdendo apenas para o tabagismo ativo e para o consumo excessivo de álcool.

Confira a apresentação completa

Tags:

Natal
fumantes passivos
Vigitel

voltar