Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

Postado às 10h15 | 12 Set 2017 | Redação Operação da Polícia Federal afasta o superintendente do Ibama do RN

A operação visa reunir provas dos crimes de prevaricação, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Também tem a missão de evitar atos lesivos que estariam ocorrendo no âmbito do Ibama com prejuízos ao meio ambiente do Estado do RN

Crédito da foto: Blog do Primo/Internet Clécio Santos foi indicado para o cargo de superintendente do Ibama pelo deputado federal Rogério Ma

O superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no Rio Grande do Norte, Clécio Santos, foi afastado do cargo na manhã desta terça-feira (12), durante a Operação Kodama deflagrada pela Polícia Federal.

A operação visa reunir provas dos crimes de prevaricação, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Também tem a missão de evitar atos lesivos que estariam ocorrendo no âmbito do Ibama com prejuízos ao meio ambiente do Rio Grande do Norte.

Cerca de 50 policiais federais participaram da operação, iniciada nas primeiras horas do dia. Eles cumprem 11 mandados de busca e apreensão em Natal, Goianinha, Ceará-Mirim e Tibau do Sul, além do afastamento do superintendente.

A investigação, iniciada nos primeiros meses deste ano, teve como ponto de partida os dados constantes no Relatório de Auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) e em um Processo administrativo Disciplinar instaurado Ibama, quando várias irregularidades restaram atribuídas ao superintendente desse órgão no RN.

Foram ainda identificadas em um primeiro momento pelo menos 10 condutas de favorecimento ilícito a pessoas físicas e jurídicas, as quais teriam sido beneficiadas indevidamente por meio da anulação de autos de infração, desembargo de atividade e restituição de bens apreendidos.

Mediante tais procedimentos, deu-se aparência de regularidade na aquisição de aproximadamente 8 toneladas de lagosta de origem não comprovada, como também, se conferiu legitimidade ao funcionamento irregular de empreendimento hoteleiro construído em área de preservação permanente e localizado na praia de Tibau do Sul.

Diante da gravidade dos fatos, a 14ª Vara da Justiça Federal/RN acolheu a representação policial e determinou o afastamento de Clécio Santos.

 

PADRINHO

Foi pelas mãos, e influência, do deputado federal Rogério Marinho (PSDB) que Clécio chegou ao cargo de superintendente do Ibama do RN. Liderança política na cidade de Ceará-Mirim, ele acompanha o parlamentar tucano há anos.

Bancário durante 25 anos, Clécio dirigiu a Cia Açucareira Vale do Ceará-Mirim por cerca de dez anos e passou por cargos em vários governos, como o de secretário-adjunto de Saúde do RN, diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran-RN) e diretor-geral da Câmara Municipal de Natal, na ocasião, presidida por Rogério Marinho.

Tags:

Ibama
Clécio Santos
Polícia Federal
Operação Kodama
Rogério Marinho
Meio A
Ambiente
busca e apreensão

voltar