Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 09h30 | 19 Set 2017 | Redação Governo do RN renova situação de emergência por conta da seca pela nona vez seguida

O decreto foi publicado na edição desta terça-feira, 19, do Diário Oficial do Estado e é válido por 180 dias a contar da data de sua publicação. O RN tem vivenciado um regime de escassez hídrica que já perdura por 6 anos consecutivos.

Crédito da foto: Arquivo/De Fato Rio Grande do Norte tem vivenciado um regime de escassez hídrica que já perdura por 6 anos consecuti

O Governo do Rio Grande do Norte renovou a situação de emergência pela seca em 153 municípios. Esta é a nona vez seguida que o Estado renova o decreto de emergência. A estiagem vem desde o ano de 2012.

O decreto foi publicado na edição desta terça-feira, 19, do Diário Oficial do Estado (DOE) e é válido por 180 dias a contar da data de sua publicação.

Segundo o documento, o Rio Grande do Norte tem vivenciado um regime de escassez hídrica que já perdura por 6 anos consecutivos. Com isso, estima-se que o setor agropecuário, o que inclui a pesca, venha sofrendo uma perda de receita na ordem de mais de R$ 4 bilhões por ano por causa da estiagem. A perda na agricultura chega a 72,30% e a pecuária, com 27,70%.

Ainda de acordo com o decreto, o período de estiagem agrava a situação hídrica. “Considerando as informações do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), dos 47 (quarenta e sete) reservatórios monitorados no primeiro semestre de 2017, 11 (onze) estão secos e 18 (dezoito) estão em volume morto, ou seja, levando-se a considerar a situação hídrica atual do Rio Grande do Norte como extremamente crítica”, diz trecho do decreto.

Tags:

decreto
RN
Diário Oficial do Estado
seca
estiagem

voltar