Quinta-Feira, 14 de dezembro de 2017

Postado às 10h00 | 11 Out 2017 | Redação Apenas 25% dos municípios potiguares atingiram a meta na vacinação antirrábica

Crédito da foto: PMM/Divulgação A campanha foi prorrogada até o dia 3 de novembro

A Secretaria de Estado e da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) informou que somente 43 dos 176 municípios potiguares atingiram a meta da cobertura vacinal mínima de 80% proposta pelo Ministério da Saúde. O percentual é de pouco mais de 25%.

Por essa razão, a Sesap comunica que a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina será prorrogada até o dia 3 de novembro. A data está sendo considerada como o prazo final para inclusão dos dados no SI-PNI, quando a campanha será finalizada.

A pasta explica que número ainda pode ser ampliado, visto que 46 municípios não atualizaram os dados no sistema após o dia “D” realizado no dia 7 de outubro.

Esse ano, de janeiro a outubro, 16 animais já foram diagnosticados com raiva no RN em dez municípios, sendo 09 morcegos, 03 raposas, 02 bovinos e 02 equinos.

A recomendação é vacinar animais a partir de 2 meses de idade. Deve-se repetir após 30 dias a dose nos primovacinados, ou seja, animais que tomaram a vacina pela primeira vez na campanha, independente da idade. A vacina pode ser utilizada em fêmeas prenhes ou que estejam amamentando. A única restrição são os animais doentes ou que estejam fazendo uso de antiinflamatórios ou antibióticos. Os animais só devem ser vacinados quando estiverem saudáveis (se alimentando normalmente, ativos, sem vômito ou diarréia).

Tags:

Vacinação Antirrábica
Rio Grande do Norte
Campanha prorrogada

voltar