Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 11h30 | 18 Out 2017 | Redação Cosern inicia lavagem da rede nas cidades litorâneas para reforçar confiabilidade

Crédito da foto: Divulgação Serão realizadas lavagem em 12 subestações

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) iniciou nesta semana o trabalho preventivo de lavagem da rede, equipamentos da distribuição e de subestações localizadas em municípios do litoral, especialmente na região da Costa Branca. A medida vai se estender até dezembro.

Serão realizadas lavagem em 12 subestações, 6.800 estruturas e 1.910 equipamentos em Natal, Mossoró, Areia Branca, Tibau, Grossos, Baraúna, Macau e Guamaré.

A ação faz parte do planejamento anual da concessionária e tem como objetivo minimizar os defeitos causados pela ação natural da maresia em fios e estruturas, aumentar a vida útil dos equipamentos e diminuir as possíveis corrente de fuga dos isoladores, além de reforçar a segurança dos colaboradores durante a realização de atividades no sistema elétrico.

Nesta época do ano, por causa da ausência de chuvas, a rede elétrica e outros equipamentos da Cosern em cidades litorâneas sofrem de forma mais intensa com a ação da maresia, salinidade e poluição atmosférica.

Elas acontecem sem interrupção no fornecimento de energia elétrica para os clientes e são feitas em três ciclos, respeitando um período de 20 dias entre eles. Nesses municípios litorâneos, além da lavagem da rede e dos equipamentos, a Cosern já realizou as seguintes manutenções preventivas desde o início do ano:

· Substituição de 341 postes;

· Substituição de 17,5 quilômetros de cabos nus por cabos multiplexados (protegidos) na rede de baixa tensão;

· Troca de 3,36 quilômetros de cabos nus por cabos protegidos na rede de média tensão;

· Inspeção de 1.244 quilômetros de rede com uso de aparelhos de termovisão para medir a temperatura da rede de distribuição como forma de prevenir e evitar possíveis pontos quentes;

· Instalação de 05 chaves de manobras, que facilitam o remanejamento de cargas em caso de falta de energia;

Tags:

Cosern
cidades litorâneas
reforçar a rede

voltar