Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 12h00 | 23 Out 2017 | Redação Cosern dá dicas para economizar na conta de energia com revisão nas instalações elétricas das residências

Crédito da foto: Divulgação É necessário um bom planejamento, com pelo menos dois meses de antecedência

A aproximação do final do ano sempre resgata uma tradição muito forte entre os potiguares: pintar, revitalizar ou reformar a casa. Todos, afinal, querem comemorar esse momento importante do calendário com a família e os amigos num espaço cheio de boas energias. Mas para isso, é necessário um bom planejamento, com pelo menos dois meses de antecedência.

Além da reforma e da pintura dos imóveis, a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, lembra que uma boa revisão das instalações elétricas das residências, feita por um profissional capacitado, também deve fazer parte do check-list de todo consumidor consciente. Afinal, além de garantir a segurança da família, esse gesto pode representar uma economia média final de até 10% na conta de energia.

De acordo com José Júlio Machado, gestor da Unidade de Administração da Cosern, à medida que a tecnologia evolui e novos equipamentos são adquiridos e instalados nas nossas residências, muda também a forma de consumirmos energia elétrica. “As instalações elétricas de uma casa projetada há vinte anos não levavam em consideração o uso de tantos aparelhos eletrônicos simultaneamente”, alerta Júlio.

Por isso, a Cosern ressalta que é necessário fazer periodicamente (ou pelo menos a cada cinco anos), uma revisão nas instalações elétricas dos imóveis com o objetivo de identificar e prevenir possíveis problemas. “Geralmente, nessas investigações, é constatada a necessidade de substituição de alimentadores, circuitos, cabeamentos, quadros elétricos, tomadas e outros elementos que estejam danificados ou são  incompatíveis com as novas demandas de consumo”, diz Júlio. “Em cidades próximas ao litoral como Natal, Mossoró, Areia Branca, Tibau, Grossos, Baraúna, Macau e Guamaré essa revisão deve ser mais frequente por causa da ação da maresia e da salinidade nas estruturas internas das residências”, orienta.

Para além do bom funcionamento do fornecimento de energia elétrica das residências, uma revisão periódica previne acidentes domésticos causados por sobrecargas e curtos-circuitos e proporciona economia na conta de luz que pode chegar até 10%, uma vez que instalações elétricas modernas e eficientes reduzem as perdas de energia e reforçam a confiabilidade das instalações.

Outra dica importante é aproveitar a revisão elétrica para substituir eletrodomésticos ineficientes por outros que vão consumir menos, tais como as lâmpadas fluorescentes compactas que podem ser trocadas por novas de LED, mais eficientes, econômicas e com vida útil estimada em 10 anos (25 mil horas). As lâmpadas LED com selo Procel de eficiência garantem uma economia de até 30% no consumo mensal de uma residência.

Para saber mais:

Etapas da Revisão Elétrica

Com a ajuda de um profissional capacitado, deve-se:

1 - Analisar o quadro de distribuição, com o objetivo de verificar a quantidade de circuitos e se estão dimensionados de forma adequada à demanda, além de verificar os terminais e possíveis falhas;

2. Inspecionar todos os periféricos (cabos, tomadas e interruptores), para certificar que todos os equipamentos se encontram em perfeitas condições de uso;

3. Identificar os produtos a serem trocados, caso os mesmos apresentem falhas e depreciações, realizar os reparos necessários;

4. Testar todas as instalações e se certificar de que tudo se encontra de acordo com as normas ABNT NBR 5410 e ABNT NBR 14039, que regulam as ligações de baixa (até 1.000V) e média tensão (de 1.000V até 36.200V.

Tags:

Cosern
consta de energia
instalações elétricas

voltar