Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

Postado às 13h15 | 02 Nov 2017 | Redação Cantata para os Mártires será apresentada em Canguaretama nesta sexta-feira

Crédito da foto: Fundação José Augusto Padre Soveral e os colonos no espetáculo religioso

Após o grande sucesso de público das apresentações no Monumento de Uruaçú e no Teatro de Cultura Popular (TCP), realizadas entre 25 e 30 de outubro, a "Cantata para os Santos Mártires" terá uma apresentação nesta sexta-feira (3) às 20h no pátio da Igreja matriz do município de Canguaretama.O espetáculo celebra a recém canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçú pelo papa Francisco.

O espetáculo, dirigido por Diana Fontes, tem texto e música de Danilo Guanais (baseado em escritos do padre Murilo, Monsenhor Herôncio e Valério Mesquita). Apresenta 50 atores e pessoas do coro no palco. Os atores narram e contam a história dos Mártires, enquanto que o coro dubla a participação dos integrantes do Coral Canto do Povo, que gravaram as falas da Cantata previamente. Um dos destaques do musical são os figurinos e adereços assinados por Ricardo San Martini que recriou as vestimentas de colonos, índios e holandeses.

"Nos tivemos um grande momento em São Gonçalo do Amarante com um espetáculo belíssimo, que celebra a fé e que divulga nossos mártires. Agora será a vez da população de Cunhaú, terra em que o padre André de Soveral foi martirizado no massacre executado pelos holandeses em 1645. Eu acho que todas as pessoas da região devem assistir e prestigiar a homenagem que preparamos para o povo potiguar. Estamos muito agradecidos ao governador Robinson Faria por essa iniciativa histórica", afirma a diretora geral da Fundação José augusto, Isaura Rosado.

 

História

A Cantata para os Santos Mártires vai recontar a história dos colonos de Cunhaú e Uruaçu - locais pertencentes à Capitania do Rio Grande - que foram massacrados, em nome da fé, durante as invasões holandesas no Século XVII. Os registros históricos que sobreviveram ao longo dos anos contam que o mercenário alemão Jacob Rabbi, a mando dos holandeses que tomaram Natal e a chamaram de Nova Amsterdã a partir de 1633, tinha a intenção de convencer os padres André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro e o leigo Mateus Moreira a se converterem ao calvinismo. Como, nas duas ocasiões, primeiro em Cunhaú (hoje Canguaretama) e depois Uruaçu (São Gonçalo do Amarante) os grupos católicos se recusaram à conversão, foram barbaramente assassinados. Mateus teve seu coração arrancado pelas costas.

A "Cantata para os Santos Mártires" é uma realização do Governo do Estado, através do Governo Cidadão, com patrocínio do Banco Mundial. É uma ação conjunta da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Secretaria de Trabalho, Habitação e Ação Social (Sethas) e da Fundação José Augusto, dentre outros órgãos do Estado.

Cantata para os Santos Mártires

Data: 3/11

Horário 20h

Local: Igreja Matriz de Canguaretama

Tags:

Cantata
santos
mártires
Cunhaú
Uruaçu
espetáculo

voltar