Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 11h45 | 07 Nov 2017 | Redação Barragem Armando Ribeiro poderá entrar em volume morto nas próximas semanas

Crédito da foto: Reprodução Caso não ocorra chuvas nas próximas semanas a barragem entrará em volume morto

Reportagem da TV Assu mostra a situação da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório de água do Rio Grande do Norte. O carro da emissora trafegou por onde pouco tempo atrás existia água.

Segundo o engenheiro do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Rafael Mendonça, entrevistado pelo Canal 10 de Assu, a barragem conta somente com 3% de sua capacidade. O índice corresponde a uns 300 milhões de metros cúbicos dos 2,4 bilhões da capacidade do reservatório.

Caso não ocorra chuvas nas próximas semanas a barragem entrará em volume morto. “Falta pouco mais de um metro para que a barragem entre em volume morto. Ela hoje só tem três por cento de sua capacidade. Final de dezembro e início de janeiro ela vai entrar em volume morto”.

Rafael Mendonça explica que, mesmo no volume morto, a água não acabará, mas ela deixará apenas de passar por gravidade. A barragem ainda contará com cerca de 10% de sua capacidade.

A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves está localizada no Rio Piranhas-Assu, entre os municípios de Assu, Itajá e São Rafael. Foi construído em 1980, pelo Dnocs, administrador da barragem.

Volume morto, também chamado de Reserva Técnica de Água, é o nome que se dá à reserva de água mais profunda das represas, que fica abaixo dos canos de captação que normalmente são usados para retirar água da barragem para seu uso. Ou seja, é o que fica abaixo da captação por gravidade (sem o uso de bombas).

Assista a reportagem da TV Assu na íntegra:

Tags:

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves
volume morto
Rio Grande do Norte

voltar