Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 10h30 | 22 Nov 2017 | Redação Audiência Pública em Grossos debaterá experiências de sucesso em Israel com pesquisadora Israelense

Crédito da foto: Divulgação A atividade ocorre na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 19 horas

Com o tema “Israel – Sucesso na convivência no clima árido”, a Prefeitura Municipal de Grossos e a Câmara Municipal de Vereadores realizam nesse sábado, 25, uma Audiência Pública para debater sobre o sucesso de experiências realizadas em Israel que podem ser aplicadas na região.

O evento contará com a participação da pesquisadora Isabel Portugal e com a parceria da Universidade Bem Gurion do Negev, em Israel. Dentro do roteiro, serão abordados: Agricultura no Negev e as possibilidades para o semiárido do RN; a experiência dos kibbutzim em Israel; extração de potássio e magnésio do Mar Morto; e, consumo de artêmias salinas em Israel.

A atividade acontecerá nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 19h, e é aberta para toda a população.

Os pontos a serem abordados durante a visita e audiência pública serão:

Proposta de uso de águas disponíveis no território de Grossos – Águas salobras.

Experiência nos Kibutzim em Israel (Iniciativas familiares e políticas públicas)

Extração de Potássio e Magnésio no mar salgado e as possíveis aplicações de tecnologia na região de Grossos-RN

Mercado de Artêmias das salinas

Captação de Recursos para financiamento de projetos.

Segundo a pesquisadora, em Israel no Negev se produz com chuvas anuais de 90mm enquanto que na nossa região com chuvas de mais de 500mm não se produz quase nada. Então com o evento a comunidade procura entender qual é o segredo do sucesso de Israel.

A embaixada de Israel no Brasil, vê com bons olhos a iniciativa do Negev e Grossos, e interessa uma parceria que gere bons frutos para o empresariado local, para o empresariado de Israel e para toda a população de Grossos e adjacências.

Serão convidados para o evento: Banco do Nordeste, Sebrae, Ufersa, Polo UAB, Indústria Salineira Local, Empresários do Comércio, Confederação de Agricultura do RN, Associação Israelita de Grossos, Centro Israelita do RN, Prefeituras e Câmara de Vereadores de cidades adjacentes a Grossos, FETARN, Colônia Z38, agricultores, pequenos salineiros e público em geral.

Tags:

Audiência Pública
Grossos
Israel

voltar