Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 14h45 | 01 Dez 2017 | Da Redação Ministro inaugura biblioteca e residência universitária na Ufersa em Pau dos Ferros

Crédito da foto: Ufersa Ministro e reitor conhecem dependências da biblioteca da Ufersa em Pau dos Ferros

O Ministério da Educação (MEC) inaugurou oficialmente nesta quinta, dia 30, a Biblioteca e a Residência Universitária do Campus da Ufersa em Pau dos Ferros. A entrega dos 2 prédios se deu com a presença do Ministro da Educação, Mendonça Filho, do Senador, José Agripino, e do Deputado Federal, Felipe Maia. O Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, foi o anfitrião do encontro e acompanhou a comitiva de Brasília mostrando a qualidade dos novos prédios e a importância dos espaços para os alunos. O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, também acompanhou toda a inauguração.

Na Biblioteca, a comitiva do MEC visitou o acervo e algumas salas do prédio que passa a contar com cabines de estudos coletivos, individuais, sala de informática, multiteca e processamento técnico. Na sequência, o Ministro Mendonça, os parlamentares potiguares e o Reitor receberam uma comissão local que almeja a criação de um curso de Medicina em Pau dos Ferros. A comissão, presidida pelo professor Gilton Sampaio, entregou uma relatório às autoridades argumentando a necessidade de se ter uma escola médica na região. O projeto agora deve ser avaliado pelo MEC. Após a Biblioteca, a comitiva seguiu para a nova Residência Universitária do Campus. As autoridades conheceram a estrutura da copa, refeitório e os dormitórios. O Ministro Mendonça Filho aprovou o serviço e parabenizou pela qualidade da obra. Os parlamentares potiguares também aplaudiram os novos prédios da Ufersa Pau dos Ferros.

Depois da visita aos dois espaços, a Comitiva de Brasília deixou o Campus. Algumas pessoas aproveitaram o momento para fazer protestos que foram respeitados por toda a comitiva. Na sequência, as autoridades locais conduziram a solenidade de entrega oficial no Auditório da Ufersa na cidade. O Reitor, o Prefeito, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da Ufersa, a professora Vânia Porto, o Superintendente de Infraestrutura da Universidade, Klayton Dantas, o Diretor do Campus, o professor Ricardo Paulo Fonseca, e a Engenheira Civil, Ana Raquel, fizeram o descerramento das duas placas e entregaram a chave da Residência de forma simbólica aos dois primeiros estudantes cadastrados para a moradia.

No discurso, o Prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, enalteceu a importância das duas obras e reforçou o compromisso do município com as instituições de ensino da cidade. O Reitor José de Arimatea de Matos, agradeceu todo o esforço e trabalho da equipe técnica da Ufersa que se engajou na construção e em toda infraestrutura para deixar os espaços funcionando. O Reitor lembrou da qualidade da Ufersa na região falando que o curso de Engenharia Civil do campus obteve conceito 4 na avaliação do MEC. “Essa semana também tivemos a alegria de saber que subimos três posições no Ranking nacional do IGC. Saímos da 32ª para a 29ª posição entre as universidades do país e continuamos na liderança entre as instituições do interior do Norte Nordeste brasileiro. A Ufersa está de parabéns!”, comemorou o Reitor.

Paralelo ao agradecimento, o Reitor aproveitou a presença do Ministro Mendonça Filho para fazer novos pedidos ao MEC. O representante maior da Ufersa solicitou do Ministério a liberação dos 100% dos recursos de capital referentes ao orçamento de 2017. Investimento que vai possibilitar a conclusão do grande Laboratório das Engenharias da Ufersa Mossoró que hoje se encontra com quase 90% da obra finalizada. O Reitor Arimatea também pediu o empenho do Ministro junto a Secretaria do Governo para liberar o financeiro da Emenda de bancada de 2016. Com esses recursos, a Ufersa irá construir o Laboratório de Medicina em Mossoró e o Laboratório de Tecnologia da Informação de Pau dos Ferros.

BIBLIOTECA – A Biblioteca de Pau dos Ferros é um dos maiores prédios do campus e a maior Biblioteca construída no município. Ao todo a Ufersa realizou um investimento de mais de R$ 3 milhões incluindo a parte de equipamentos, mobília e acervo bibliográfico.

RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA – As duas Residências Universitárias da Ufersa Pau dos Ferros foram construídas dentro do próprio Campus com um investimento total de quase R$ 3 milhões. As moradias agora têm capacidade para abrigar 160 alunos, sendo 80 na ala masculina e 80 na feminina.

Fonte: Ufersa.

Tags:

Pau dos Ferros
Ufersa
Ministro da Educação
Inauguração
Biblioteca

voltar