Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 11h30 | 17 Jan 2018 | Redação Consumo de energia elétrica cresceu 0,7% no Rio Grande do Norte em 2017

Crédito da foto: Divulgação/Cosern O consumo de energia elétrica no estado cresceu 0,7% em relação ao ano de 2016

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) comunicou nesta quarta-feira, 17, que o consumo de energia elétrica no estado cresceu 0,7% em relação ao ano de 2016. Dados divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética mostram que, até novembro de 2017, o consumo de energia elétrica no Brasil tinha crescido 0,8% quando comparado com mesmo período do ano anterior, tendo o subsistema Nordeste uma queda de 0,3% de acordo com dados acumulados até aquele mês.

Segundo a companhia, o percentual ficou abaixo do crescimento médio anual registrado na última década no estado (4,6%), reflexo da crise econômica que ainda afeta todo o país.

Ainda de acordo com a Cosern, o leve aumento na demanda de energia do consumidor potiguar advém principalmente da classe residencial (alta de 1,5% no ano), impulsionado principalmente pelo incremento de novas unidades consumidoras.

A classe de maior impacto negativo no consumo foi a industrial (queda de 2,6%), sendo o setor de extração de petróleo e gás natural o maior responsável pela redução no consumo da classe.

A classe comercial registrou alta de 2,2% no ano, puxado pelo comércio varejista e alojamentos. De acordo com dados do IBGE, até novembro do ano passado a variação do volume de vendas no comércio varejista do estado foi de 0,2%, contrastando com a variação no volume de serviços do RN (queda de 1,9%) se comparado com novembro de 2016.

O setor agropecuário e a aquicultura impulsionaram a classe rural que registrou um consumo 2,9% maior do que o registrado em 2016.

Tags:

Rio Grande do Norte
Cosern
energia elétrica
2017
2016

voltar