Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 12h30 | 15 Fev 2018 | Da Redação Chuvas em Natal resultam em crateras, alagamentos e rompimento de tubulação

Crédito da foto: Prefeitura Natal Chuvas abriram cratera em rua da zona Norte e local foi isolado

Chuvas ocorridas em Natal nas últimas horas resultaram em aparecimento de crateras e de rompimento de tubulação.

O Município informou que algumas ocorrências foram registradas e atendidas pelas equipes da Defesa Civil, porém, nenhuma situação chegou a contabilizar vítimas.

Entre as intervenções promovidas pela instituição estão o isolamento de uma área onde ocorreu rompimento de tubulação na Travessa Dr. Vulpiano Cavalcante, no bairro de Igapó, na zona Norte.

Também na zona Norte, foi registrada a abertura de uma cratera onde um veículo chegou a ser engolido e com a ajuda dos agentes de Defesa Civil o automóvel foi removido e o local isolado com faixas de sinalização.

Ainda foram registrados pontos de alagamento em ruas da cidade, nas situações onde existe a ameaça das águas invadirem residências a Defesa Civil é acionada e atua no sentido de canalizar as águas para bocas de lobo ou outros locais de desague, como também retirando as famílias dos locais onde existe comprometimento da segurança.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) comunicou que dobrou o nível de alerta das equipes que atuam nas unidades operacionais da Defesa Civil Municipal desde a noite dessa terça-feira (13). A medida se faz necessária devido às chuvas que vêm caindo na cidade.

Os pontos que estão recebendo maior atenção dos agentes da Defesa Civil são as áreas onde comumente são registrados maiores incidentes, como parte do bairro de Mão Luiza, Ribeira, Rocas, Comunidade do Jacó, Passo da Pátria, e pontos da zona Norte.

O titular da Semdes, João Paulo Mendes, determinou, que além das equipes responsáveis pelo plantão desta quarta-feira (14), outras que estão de folga se mantivessem em alerta para a possibilidade de uma eventual necessidade de ampliar a área de atuação, de acordo com as demandas de solicitações informadas pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

Monitoramento

Os técnicos da Defesa Civil de Natal estão monitorando todo o sistema de chuvas da capital por meio das informações divulgadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). Os pluviômetros do Cemaden instalados na capital informam que nas últimas 24h a área mais atingida por chuvas foi a região do Guarapes I, com 87,26 mm, seguido por Neópolis, 86,77 mm, Nossa Senhora da Apresentação, 81,43 mm, Guarapes II, 71,29 mm, Pajuçara, 65,55 mm, e Nossa Senhora de Nazaré e Lagoa Nova com 59,43 mm.

Serviço

Para solicitar a intervenção da Defesa Civil Municipal o cidadão pode ligar para o número 190, no Ciosp, onde há agentes para direcionar a ocorrência para as equipes de plantão.

Tags:

Chuvas
Crateras
Natal

voltar