Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 12h15 | 16 Fev 2018 | Redação Semarh inicia monitoramento das nascentes do rio Apodi-Mossoró

Crédito da foto: Arquivo/Semarh A ação faz parte de um projeto que a Semarh está desenvolvendo

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) iniciou um trabalho de monitoramento das nascentes do rio Apodi-Mossoró. As informações são da assessoria da Semarh.

A equipe da Coordenadoria de Meio Ambiente e Saneamento (Comeas) realiza um pré-diagnóstico com leitura de trabalhos científicos existentes e já realizou um mapeamento das onze principais nascentes, localizadas nos municípios de Luís Gomes, Martins e Portalegre, além da elaboração de questionários a serem preenchidos junto à população.

“A partir da próxima semana, vamos a campo para iniciar o diagnóstico dessas áreas, identificar os principais problemas, cadastrar proprietários rurais e conversar com os gestores municipais”, acrescenta a coordenadora da Comeas, Clara Câmara.

A ação faz parte de um projeto que a Semarh está desenvolvendo para auxiliar no processo de recuperação ambiental das nascentes dos rios potiguares. Concluído o diagnóstico técnico, a Semarh vai organizar oficinas para apresentar o documento e montar um plano de trabalho, em conjunto com a sociedade das bacias.

O projeto de monitoramento e recuperação de bacias está sendo chamado, a princípio, de “Plantadores de Água”. Ele trata de um conjunto de medidas que visam auxiliar o restabelecimento do ecossistema degradado, bem como conscientizar a população do entorno e as autoridades municipais acerca dos cuidados e os usos devidos das áreas que circundam o local de preservação.

Tags:

Rio Grande do Norte
Semarh
Rio Apodi-Mossoró
Comeas

voltar