Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 11h15 | 16 Mar 2018 | Redação Com mais de mil casos notificados, Natal vive início de epidemia de dengue

Crédito da foto: EBC Este ano, 1.065 casos já foram notificados na capital do Rio Grande do Norte

Em coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira, 15, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou a situação epidemiológica de Natal em 2018. De acordo com a SMS, a cidade vive início de epidemia de dengue.

A capital potiguar tem apresentado números maiores de doenças vetoriais do que o ano passado e as ações de combate já foram intensificadas nas regiões afetadas. Este ano, 1.065 casos já foram notificados, contra 818 no mesmo período do ano passado. Porém, levando em consideração 2016, época em que a cidade também registrou epidemia, a quantidade é 86,3% menor.

O clima em Natal neste início do ano é um dos principais fatores que contribuíram com esse aumento. “Natal está em início de epidemia. Apresentamos três semanas seguidas de aumento, que fez o número passar do que é esperado todos os anos. Graças a nossa metodologia, conseguimos identificar e agir de maneira oportuna”, frisou Saudade Azevedo, secretária municipal de Saúde de Natal.

Carros fumacê (UBV Pesado) que já estão circulando nos pontos de maior incidência, agentes de saúde utilizando o UBV portátil (costal) para ir em locais de difícil acesso por parte de veículos, trabalho permanente de controle focal e educação em saúde são algumas das ações que o município vem realizando com foco na redução dos casos.

“O nosso gabinete de crise, que está ativo há mais de dois anos, e que acontecia a cada 15 dias, agora é semanal e conta com diversas secretarias, funcionando de forma intersetorial. Estamos fazendo capacitações com os médicos da rede de urgência e emergência, mais de 100 já foram capacitados para otimizar o fluxo de atendimento nesse período”, explicou Saudade Azevedo.

Tags:

casos notificados
Natal
epidemia de dengue
capital potiguar

voltar