Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 19 Mar 2018 | Redação Inscrições para o Encceja iniciam no próximo dia 16 de abril

Crédito da foto: Divulgação As inscrições seguem até o dia 27 de abril

Jovens e adultos que precisam concluir o ensino fundamental ou médio devem ficar atentos. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) inicia as inscrições no próximo dia 16 de abril. O edital que rege o exame foi publicado na edição da última quarta-feira (14), do Diário Oficial da União.

As inscrições seguem até o dia 27 de abril e, para quem deseja atendimento por nome social, as solicitações devem ser realizadas entre 30 de abril e 4 de maio. As provas serão aplicadas no dia 5 de agosto, às 9h ou às 15h30, dependendo do turno de escolha.

O Encceja auxilia jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem deseja a certificação de conclusão do ensino fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame. Quem visa à certificação de conclusão do ensino médio precisa ter 18 anos completos.

O exame permite a emissão de dois documentos: certificação de conclusão de ensino fundamental ou do ensino médio; e a declaração parcial de proficiência. É importante lembrar que a inscrição e a realização das provas não garantem a certificação, mas somente se o participante atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que obtiver, adicionalmente, no caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física no ensino fundamental; e de linguagens e códigos e suas tecnologias no ensino médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

Tags:

Encceja
16 abril
inscrições
jovens
adultos

voltar