Terça-Feira, 16 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 22 Mar 2018 | Redação Educadores de Natal deflagram greve por tempo indeterminado

Crédito da foto: Lenilton Lima Eles reivindicam da Prefeitura o atendimento à pauta que já acumula 37 itens

Em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, 21, os educadores de Natal deflagram greve por tempo indeterminado. Eles reivindicam da Prefeitura o atendimento à pauta que já acumula 37 itens. A imediata correção do Piso Salarial 2018, de 6,81%, é a principal reivindicação da categoria.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), os profissionais também exigem melhores condições de trabalho e reformas nas escolas e CMEIS, bem como o pagamento de direitos que vêm sendo negados há vários anos (mudanças de padrão, mudanças de nível, avaliações de desempenho, letras, promoções verticais, quinquênios e os passivos de 2013 acumulados até agora).

O sindicato informa ainda que tentou negociar com o Executivo e a Secretaria Municipal de Educação (SME) desde o final do ano passado. Revelou que a conversa, ocorrida no dia 14 de março, não trouxe qualquer avanço. Na véspera da assembleia outro encontro ocorreu, mas a audiência não trouxe qualquer novidade. “A Secretária não apresentou proposta para pagar o Piso. Apenas disse que poderá pagar, ou não, em setembro, a depender do limite prudencial das contas da prefeitura, coisa que não aceitamos”, relata a coordenadora geral do Sinte/RN Fátima Cardoso.

Ainda na assembleia foram aprovados três encaminhamentos. São eles:

1 – Retornar as escolas do ensino fundamental e CMEIS nesta quinta-feira (22) para conversar com os pais e comunicar o início da greve;

2 – O comando de greve irá as escolas nesta sexta-feira (23), saindo da sede estadual do SINTE/RN às 7h (turno matutino) e 13h (turno vespertino);

3 – Realizar uma nova assembleia dos educadores de Natal. Dia 26/03, às 8h, na ASSEN, para discutir sobre a greve.

Tags:

Rio Grande do Norte
Natal
educadores
professores
greve
tempo indeterminado

voltar