Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 10h00 | 27 Mar 2018 | Redação Greve da educação ganha adesão dos trabalhadores em mais quatro municípios

Crédito da foto: Divulgação/Sinte/RN Os trabalhadores em educação de Apodi, em assembleia nesta segunda-feira (26)

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), regionais de Mossoró e Natal, informa que os professores da rede estadual de ensino de Apodi, Assu, Areia Branca e Baraúna aderiram a greve iniciada na última segunda-feira, 26. O anúncio das adesões foi publicado nas redes sociais das duas regionais.

A categoria reclama a implantação do reajuste do piso nacional de salário dos magistério, de 6,81%, e que deveria valer a partir do dia 1º de janeiro deste ano. A pauta de reivindicação contém outros 50 itens sobre melhores condições de trabalho.

O Governo do Estado, via Secretaria de Educação, tentou impedir a paralisação, chegando a apresentar quatro propostas, com parcelamento do reajuste salarial, mas não foram satisfatórias, segundo avaliação da categoria.

A primeira proposta apresentada pelo governo oferecia o reajuste dividido em cinco parcelas, que seriam pagas entre julho e novembro deste ano.

Em seguida, o governo sugeriu pagar o reajuste parcelado entre abril e setembro para ativos e inativos. A terceira oferta foi pagar 3% em junho e 3,81% em setembro para ativos e inativos. E última proposta, também recusada, foi o pagamento de 3% em junho para ativos e inativos. No mês seguinte sairia o pagamento de 3,8% para os servidores da ativa e o mesmo percentual sairia em setembro para os inativos.

A última proposta prevê pagamento integral para os professores na ativa em abril e parcelado em cinco vezes para os inativos, com pagamentos entre abril e setembro.

No próximo dia 2 de abril está marcada mais uma assembleia dos professores da rede estadual. A reunião ocorrerá em frente a Secretaria Estadual de Educação, a partir das 8h30. A pauta é a greve deflagrada.

VEJA TAMBÉM:

Sinte/RN diz que adesão a greve está forte e aumentará ao longo da semana

Professores da rede estadual em Mossoró seguem os de Natal e decidem por greve

Secretária de Educação lamenta greve dos professores e alega ter apresentado propostas

Professores não aceitam proposta do governo e decidem pela greve

Governo apresenta quatro propostas para evitar greve dos professores

Secretária de Educação pede que professores não entrem em greve

Professores da Rede Estadual de Ensino aprovam indicativo de greve para o dia 22

Tags:

Rio Grande do Norte
greve da educação
trabalhadores
município

voltar