Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 09h00 | 12 Abr 2018 | Redação Sinte e Governo analisarão proposta discutida em audiência de conciliação

Foi sugerido concessão de reajuste de 6,81%, em parcela única de 6,81% para ativos, em abril, e para os inativos, seis parcelas, de abril a setembro, sendo a última de 1,81% e assegurado o pagamento do retroativo de (janeiro a março) em 6 parcelas

Crédito da foto: Divulgação/Sinte/RN A audiência de conciliação foi realizada na tarde desta quarta no TJRN

Ocorreu na tarde desta quarta-feira, 11, uma audiência de conciliação entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte) e o Governo do Estado para tentar pôr fim a greve na rede estadual de ensino. As informações são da assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do RN (TJRN).

Segundo o órgão, das cinco propostas apresentadas pelo Executivo estadual, os representantes do sindicato aceitaram a últimas delas, que prevê reajuste de 6,81%, sendo uma parcela único para os ativos, em abril; e para os inativos, seis parcelas, de abril a setembro, sendo a última de 1,81%.

Porém, para isso, o Sinte/RN quer assegurado o pagamento de retroativo, referente aos meses de janeiro a março de 2018, a ser quitado parceladamente até o final deste ano.

O desembargador Glauber Rêgo sugeriu então às partes que o ajuste fosse feito nos seguintes termos: concessão de reajuste de 6,81%, em parcela única de 6,81% para ativos, em abril, e para os inativos, seis parcelas, de abril a setembro, sendo a última de 1,81% e assegurado o pagamento do retroativo (janeiro a março de 2018), a ser quitado em seis parcelas iguais, sendo a primeira em outubro de 2018 e a última em março do ano de 2019.

Ficou acertado que a entidade sindical levará a proposta do Juízo para submeter à assembleia da categoria, agendada para esta sexta-feira, 13, no Winston Churcill, às 8h.

Por parte do Estado, seus representantes se comprometeram a levar ao governador a proposta de conciliação tão logo tenha a conformação de que a proposta do Juízo foi aceita pela categoria. Com isso, dada a possibilidade de solução consensual, o relator decidiu pela suspensão do processo pelo prazo de cinco dias, com a respectiva resposta das partes.

Categoria não aceitou proposta e entrou em greve

Os professores da rede estadual de ensino entraram em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada no último dia 22 de março em assembleia geral realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE-RN), no pátio da escola Winston Churchill, em Natal.

A categoria reclama a implantação do reajuste do piso nacional de salário do magistério, de 6,81%, e que deveria valer a partir do dia 1º de janeiro deste ano. A pauta de reivindicação contém outros 50 itens sobre melhores condições de trabalho.

O Governo do Estado, via Secretaria de Educação, tentou impedir a paralisação, chegando a apresentar quatro propostas, com parcelamento do reajuste salarial, mas não foram satisfatórias, segundo avaliação da categoria.

A primeira proposta apresentada pelo governo oferecia o reajuste dividido em cinco parcelas, que seriam pagas entre julho e novembro deste ano.

Em seguida, o governo sugeriu pagar o reajuste parcelado entre abril e setembro para ativos e inativos. A terceira oferta foi pagar 3% em junho e 3,81% em setembro para ativos e inativos. E última proposta, também recusada, foi o pagamento de 3% em junho para ativos e inativos. No mês seguinte sairia o pagamento de 3,8% para os servidores da ativa e o mesmo percentual sairia em setembro para os inativos.

A última proposta prevê pagamento integral para os professores na ativa em abril e parcelado em cinco vezes para os inativos, com pagamentos entre abril e setembro.

VEJA TAMBÉM:

Justiça nega ilegalidade de greve e marca audiência entre Governo e Sinte

Professores, alunos, diretores e funcionários ocupam Secretaria de Educação

Grandes e médias escolas da rede estadual estão com aulas paralisadas, diz Sinte

Sinte/RN diz que adesão a greve está forte e aumentará ao longo da semana

Professores da rede estadual em Mossoró seguem os de Natal e decidem por greve

Secretária de Educação lamenta greve dos professores e alega ter apresentado propostas

Professores não aceitam proposta do governo e decidem pela greve

Governo apresenta quatro propostas para evitar greve dos professores

Secretária de Educação pede que professores não entrem em greve

Professores da Rede Estadual de Ensino aprovam indicativo de greve para o dia 22

Tags:

Sinte/RN
proposta
audiência de conciliação
greve
professores
Governo
Rio Grande do Norte

voltar