Sexta-Feira, 20 de julho de 2018

Postado às 09h15 | 13 Abr 2018 | Redação Programação inclusiva é destaque na Campus Party, que até domingo (14)

Crédito da foto: Demis Roussos/Assecom-RN Evento de tecnologia e inovação inclusivo e repleto de oportunidades aos visitantes

Um evento de tecnologia e inovação inclusivo e repleto de oportunidades aos visitantes. Esta é a Campus Party, que acontece até o próximo domingo (15) no Centro de Convenções, em Natal. A iniciativa inédita no Rio Grande do Norte é uma promoção do Governo do Estado com demais parceiros e tem a expectativa de receber 50 mil visitantes nos próximos dias. Destes, 5 mil são campuseiros instalados no local.

A Feira está dividida em três espaços, entre eles o Open Campus, que é aberto para visitações de forma gratuita. O espaço conta com simuladores de realidade virtual, batalha de drones, espaço de Educação, Campus Kids e apresentações de trabalhos acadêmicos e institucionais, bem como startups com ideias inovadoras. “É na área Open que trabalhamos atividades lúdicas que já promovem o primeiro contato das pessoas com a tecnologia para quem sabe na próxima edição os visitantes se tornem campuseiros”, explica o diretor geral da Campus Party Brasil, Tonico Novaes.

Programa para famílias e escolas

O estudante Túlio Lopes, de 12 anos, da Escola Estadual Manoel Vilaça, aproveitou o Open Campus para conhecer mais sobre o universo da tecnologia. “É muito legal estar aqui e empolgante ao mesmo tempo. Estou vendo de perto essa tecnologia toda que cada dia está mais próximo da gente”, contou o garoto, que estava acompanhado da mãe, a comissária de bordo, Vera Lopes. “Essa é uma experiência muito boa para ele, porque o Túlio gosta muito de tecnologia, ciência e robótica e essa é a chance de estimular ainda mais ele a conhecer esse universo”, revela.

O Open Campus também abre espaço para que estudantes, instituições de ensino e públicas, além de permitir que startaps e makers demonstrem os seus trabalhos voltados para áreas de tecnologia. Professor em uma escola de robótica da capital, Max Medeiros trouxe o robô Nal. O robozinho, que dança de acordo com estímulos dos colaboradores, é usado na sala de aula com os alunos. “Como profissional de educação, principalmente de robótica, é muito importante sediar um evento como a Campus Party até pelo network que temos aqui”, disse.

As visitações no Open Campus seguem até o dia 14, sempre das 10h às 20h. Outro espaço da #CPNatal é a Arena dos Campuseiros. No local o acesso é restrito aos campuseiros que adquiriram o ingresso da Feira de forma antecipada. A programação da Arena inclui palestras de especialistas nacionais e internacionais. “É nessa área também que os campuseiros têm acesso a uma internet de 20 GPBs, conteúdos diferenciados, hackathon e workshops e é onde eles conseguem fazer mais network e trabalhar assuntos mais específicos de tecnologia e inovação”, acrescenta Tonico Novaes.

Cosplayers chamam atenção

Quem também estiver circulando pela Arena dos Campuseiros pode se deparar com cosplays, como é o caso da dupla do League of Legends, Graves e Caitlyn. “Aqui é uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho e o pessoal está sendo bem receptivo com a gente e tirando muitas fotos”, fala o universitário Leonardo Macedo, que estava vestido como o personagem e acompanhado da parceira Betty Macedo.

Estudante de jornalismo, Juliane Araújo pretende ir todos os dias na Arena dos Campuseiros. Carioca de nascimento, ela teve oportunidade de ir para edições em outras cidades, mas a CPNatal é sua primeira experiência com a Feira. “A gente sempre vê esse tipo de evento na TV, mas agora estou tendo a chance de participar, de assistir as palestras e interagir com pessoas diferentes e isso é muito bacana”, destaca a jovem.

O terceiro espaço da Campus Party é o Camping. Nele estão instalados os campuseiros que optaram por acampar no local e todas as barracas são disponibilizadas pelo evento. “Esse é o local onde as pessoas estão acomodadas e ele conta com espaço para relaxamento, de desconexão, interação e bem estar. Lá também temos uma área de lazer para os participantes”, reforçou Novaes, da direção geral da Campus Party.

Stand do Governo

Logo na entrada do Pavilhão do Centro de Convenções está localizado o stand do Governo do Estado, onde estão disponíveis simuladores aos visitantes. Óculos de realidade virtual mostrando as principais obras em andamento no RN, entre elas a Barragem de Oiticica, o Anel Viário Metropolitano e o Prolongamento da Avenida Prudente de Morais. Há, também, um simulador do Detran e um simulador de realidade virtual do projeto da Fapern “HabitatMarte”. A iniciativa é do professor Julio Rezende e é voltada para o estudo do planeta Marte.

Investimento em tecnologias

Em consonância com o foco do evento, o Governo do RN, por meio do projeto Governo Cidadão e Banco Mundial, está investindo R$ 105,6 milhões na área de tecnologia da informação. Alguns desses projetos serão discutidos nas palestras que o Governo fará na Campus Party. Serão apresentadas algumas iniciativas que têm contribuído para o desenvolvimento tecnológico conforme programação abaixo:

Dia: 13/04/18

Palestra: Plataforma Ceres – Como a startup do Governo beneficia mais de 200 cidadãos Palestrante: Hidel Paulino

Local: Palco Principal

Hora: 12h-13h

Palestra: Inovação Tecnológica e Inclusão Digital na Educação Pública do RN Palestrante: Betânia Ramalho

Local: Palco Principal

Hora: 18h-18h45

 

Dia: 14/04/18

Palestra: Portal CIOSP - Ferramentas de Inteligência da segurança a serviço do cidadão. Palestrante: Coronel Carlos Macedo.
Local: Palco STEAM
Hora: 12h-13h

Programação

A programação completa, que atende ao público de todas as idades e diversas áreas de interesse, pode ser conferida no site: https://campuse.ro/events/campus-party-natal-2018/

Tags:

Campus Party
tecnologia
inovação
evento
Natal

voltar