Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 09h30 | 16 Abr 2018 | Redação Caern deverá regularizar nos próximos dias abastecimento em cinco cidades

Os municípios de Francisco Dantas, Marcelino Vieira, Paraná, Tenente Ananias e Jardim do Seridó deverão ter o abastecimento regularizado nos próximos dias. Essas cidades estavam em colapso. A medida é por conta das últimas chuvas registradas

Crédito da foto: Divulgação/Caern A medida é por conta das últimas chuvas registradas no Rio Grande do Norte

Cinco municípios no Rio Grande do Norte que estavam em colapso deverão ter nos próximos dias a regularização no abastecimento por parte da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A medida é por conta das últimas chuvas registradas no estado. A informação foi divulgada pela companhia nesta segunda-feira, 16.

Segundo a Caern, a região do Alto Oeste, uma das mais afetadas com a crise hídrica, a previsão é que quatro munícipios tenham o fornecimento de água através da Companhia. Na cidade Francisco Dantas a barragem municipal está sangrando, a empresa trabalha neste momento em ajuste do Sistema de Abastecimento para poder regularizar a distribuição.

Já nas cidades de Marcelino Vieira, Paraná e Tenente Ananias a Caern está analisando a qualidade da água para voltar a abastecer em aproximadamente 15 dias. Com a ativação dos quatro sistemas será beneficiada uma população de aproximadamente 26 mil pessoas.

Jardim do Seridó, com uma população de cerca de 13 mil habitantes, também está passando por uma avaliação dos mananciais disponíveis. A Companhia está verificando a qualidade da água do Açude Zangalheras e de Passagem das Traíras. Ainda na região Seridó, a Caern está trabalhando para abastecer a cidade de Cerro Corá através do Açude Pinga.

Com isso, o número de cidades em colapso cairá para 10. Já em relação aos rodízios de abastecimento, dois municípios da região agreste deixaram de integrar a lista. O fornecimento de água está acontecendo de forma regular nas cidades de Espírito Santo e Jundiá. Nas outras 82 cidades, que estão com a distribuição de água em rodízio, permanece com a programação inalterada.

A Caern alerta, no entanto, que as boas notícias de chuvas e retomada no abastecimento não devem diminuir a necessidade de se manter o uso consciente da água. É preciso que a população esteja atenta para o hábito de evitar o desperdício, para que possa contar com maior segurança no fornecimento do produto.

Tags:

Rio Grande do Norte
colapso
abastecimento
água
chuvas
Caern

voltar