Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 07h30 | 12 Mai 2018 | Redação Mossoró e outras cidades serão abastecidas pelo Medubim durante serviço na Armando Ribeiro

Nesta segunda-feira, 14, o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) irá fechar as comportas da barragem Armando Ribeiro Gonçalves para realizar manutenção em equipamentos do sistema do manancial.

Crédito da foto: Divulgação/Igarn O Medubim está transbordando e a captação será feita somente neste período de parada

Os municípios de Mossoró, Assu, Carnaubais, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau e suas comunidades e Guamaré e as comunidades do entorno serão abastecidos pelo açude Medubin nos próximos dias. A informação é da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

De acordo com a Caern, a Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou a abertura das comportas do açude. O Medubim está transbordando e a captação será feita somente neste período de parada de abastecimento via Armando Ribeiro Gonçalves.

Segundo o órgão, o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) fechará nesta segunda-feira, 14, as comportas da barragem Armando Ribeiro Gonçalves para realizar manutenção em equipamentos do sistema do manancial.

As cidades abastecidas pela adutora Sertão Central Cabugi, que são Angicos, Pedro Avelino, Lajes, Jardim de Angicos, Caiçara do Rio dos Ventos, Fernando Pedroza, Pedra Preta, Riachuelo, o distrito de Cachoeira do Sapo e comunidades rurais do entorno, irão ser abastecidas pelo açude de Itajá. A Caern está instalando um flutuante com bombas para captação de água que seguirá pelo Canal do Pataxó para ser bombeada para a adutora Sertão Central.

A companhia explica que realiza intervenções para garantir alternativa de abastecimento durante o serviço de recuperação hidromecânica na barragem. O serviço da Caern, para assegurar o abastecimento, será concluído no domingo (13). Estas intervenções foram acordadas e planejadas entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), DNOCS, ANA, Caern e Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu.

Tags:

Mossoró
cidades
Caern
DNOCS
ANA
Armando Ribeiro
barragem

voltar