Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 09h15 | 24 Mai 2018 | Redação Caminhoneiros interditam parcialmente sete trechos em cinco BR’s no RN

Crédito da foto: Marcos Garcia Caminhoneiros interditam trecho da BR 304 em Mossoró desde a última terça-feira

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Norte atualizou na manhã desta quinta-feira, 24, os trechos interditados pelos caminhoneiros nas BR’s que cortam o estado.

De acordo com a PRF, encontram-se interditadas parcialmente as seguintes BRs no RN: BR 101 em Parnamirim (km 105) e São José de Mipibu (km 125); BR 226 em Santa Cruz (km 108); BR 304 em Mossoró (km 33); BR 406 em Ceará Mirim (km 163); BR 427 em Currais Novos (km 01) e Caicó (km 104).

Na Capital do Oeste, o movimento chega ao seu terceiro dia. O protesto teve início na tarde da última terça-feira, 22, e se estendeu por toda a quarta-feira, 23.

Segundo a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), a decisão foi tomada após esperar por uma resposta do Governo Federal, que até o momento, não tomou qualquer iniciativa em relação aos pleitos feitos pela categoria.

São eles:

- a redução da carga tributária incidente sobre operações com óleo diesel a 0 (zero), sendo elas as alíquotas da contribuição para PIS/PASEP - e Confins - incidentes sobre a receita bruta de venda no mercado interno de óleo diesel a ser utilizado pelo transportador autônomo de cargas.
- e torne isentas da contribuição de intervenção no domínio econômico — cide, incidente sobre a receita bruta de venda no mercado interno de óleo diesel a ser utilizado pelo transportador autônomo de cargas.

O aumento constante do preço nas refinarias e dos impostos que recaem sobre o óleo diesel tornou a situação insustentável para o transportador autônomo. Além da correção quase diária dos preços dos combustíveis realizado pela Petrobrás, que dificulta a previsão dos custos por parte do transportador, os tributos PIS/Cofins, majorados em meados de 2017, com o argumento de serem necessários para compensar as dificuldades fiscais do governo, são o grande empecilho para manter o valor do frete em níveis satisfatórios.

Tags:

Rio Grande do Norte
interdição
BR's
trechos
parcialmente

voltar