Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 03 Jul 2018 | Redação Em 90% dos municípios há mais motos do que carros, aponta levantamento

Crédito da foto: Marcos Garcia/Arquivo O estudo não revela quais cidades tem mais motos do que carros circulando nas ruas

Levantamento divulgado na última segunda-feira, 2, pela Confederação Nacional dos Municípios sobre a frota de veículos no Brasil mostra que 151 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte têm mais motos do que carros. O número representa 90%.

De acordo com a pesquisa, em abril deste ano havia 540.939 automóveis contra 515.024 motos. O estudo não revela quais cidades tem mais motocicletas do que carros circulando nas ruas.

Segundo a CNM, o aumento expressivo de motos no país se deve à facilidade do crédito, ao baixo preço das prestações deste tipo de veículo, aos incentivos e isenções do governo federal ao mercado, além da deficiência do transporte público. No caso do Nordeste, o estudo aponta que há claros sinais de substituição dos animais de tração, como cavalo, jumento e burro, pela moto.

Em todo o país, foram contabilizadas 26,4 milhões de motos, uma frota 3,44% maior do que a registrada em abril do ano passado. A proporção é de uma moto para 7,86 habitantes.

Outro fator apontado pelo CNM são os congestionamentos e complicações do trânsito que incentivaram a população a investirem em motos para se locomoverem em menor tempo e com o custo reduzido em relação ao consumo de combustível dos carros.

No Acre, todas as cidades têm mais motos do que carros. No Maranhão e no Pará, 99% das cidades seguem essa configuração. Em Pedreiro, no Ceará, quase 54% da população têm moto, seguido de Tocantinópolis (TO) e Água Branca, com 53,07% e 49,34%, respectivamente.

A região que lidera essa proporção é o Nordeste, onde a frota de motos chega a 7,49 milhões contra 6,67 milhões de carros. No Norte, são 2,49 milhões de motos contra 1,67 milhão de automóveis.

Confira aqui dados completos da pesquisa.

Tags:

Rio Grande do Norte
carros
motos
levantamento
Confederação Nacional dos Municípios
CNM

voltar