Terça-Feira, 16 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 14 Jul 2018 | Redação RN acumula maior percentual de queda no volume de serviços no País em 2018

Crédito da foto: Senado Federal O setor de Serviços no Rio Grande do Norte registrou perda de 10% ao longo de 2018

Ao longo de 2018, o Rio Grande do Norte tem a maior queda no setor de Serviços entre os estados brasileiros. De acordo com cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor registrou percentual negativo de 10% no estado.

Segundo a CNC, logo em seguida aparecem com as maiores quedas no volume de prestação de serviços o Ceará (-9,4%) e Pará (-8,3%), enquanto apenas Roraima (+4,7%), Espírito Santo (+0,8%) e São Paulo (+0,5%) registram avanço.

Em todo o País, o setor de serviços registrou perda de R$ 2,2 bilhões em maio de 2018, em razão dos reflexos da paralisação dos caminhoneiros. O valor corresponde à queda de 3,8% no volume de receitas dos serviços em maio, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta sexta-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Dentre as atividades que compõem o setor produtivo, as de serviços seguem como aquelas a apresentar maior dificuldade em se recuperar da recessão. Além do fraco nível geral de atividade econômica interna, a carência de investimentos, decorrentes das incertezas relacionadas ao quadro político de 2018, ainda se coloca como um obstáculo à recuperação das atividades contempladas na PMS, uma vez que a maior parte das receitas geradas tem origem na prestação de serviços entre as empresas”, explica.

E complementa: “Assim, mesmo considerando a relativamente curta duração das paralisações de maio, a menor previsibilidade decorrente das indefinições do quadro político deverá continuar promovendo volatilidade cambial e inibindo os investimentos. Diante desse cenário, a CNC revisou sua expectativa de variação do volume de receitas do setor para este ano de -0,9% para -1,3%”.

Tags:

Rio Grande do Norte
Serviços
setor
volume
Brasil
IBGE
CNC

voltar