Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 08h45 | 16 Jul 2018 | Redação Ibama realiza nova fiscalização no Porto Ilha nesta 3ª e Codern acredita em liberação

Crédito da foto: Divulgação/Codern O Terminal Salineiro está interditado desde a última quinta-feira, 12, pelo Ibama

Uma nova fiscalização no Porto Ilha será realizada nesta terça-feira, 17, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Docas) a reportagem do DE FATO.COM na manhã desta segunda-feira, 16.

A assessoria não informou o horário da fiscalização. O Terminal Salineiro de Areia Branca está interditado desde a última quinta-feira, 12, pelo Ibama. O local foi interditado por conta de pendências no processo de regularização ambiental do empreendimento e irregularidades constatadas durante inspeção.

Segundo o instituto, a equipe de fiscalização do órgão identificou inconformidades e irregularidades relacionadas ao armazenamento e abastecimento de combustíveis, contaminação do solo, lançamento de resíduos no mar, instalações inadequadas e acúmulo de resíduos sólidos.

A assessoria informou a reportagem que as exigências do Ibama estão sendo cumpridas e acredita que o terminal possa ser liberado após essa fiscalização. “A expectativa é essa (indagado sobre a possibilidade do local ser liberado). Estão sendo (ao ser perguntado se as exigências já estavam sendo atendidas)”.

Em nota publicada no site, a Codern informou que o presidente da Companhia esteve em Brasília coordenar as ações emergenciais objetivando o desembargo do Porto-Ilha.

“Assumi a Presidência da Codern há oito dias e já deixei claro aos funcionários que Segurança Industrial e Meio Ambiente são áreas prioritárias e fundamentais para as operações portuárias. Não abrirei mão dessas premissas. Os desafios são muitos mas a minha disposição de lutar e vencer são maiores. Venceremos esses obstáculos e retornaremos as nossas atividades portuárias o mais breve possível”, destaca Fernando Dinoá.

Tags:

Ibama
fiscalização
Porto Ilha
Terminal Salineiro
Areia Branca
liberação

voltar