Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 17 Jul 2018 | Redação Técnicos do Ibama realizam nova fiscalização no terminal salineiro nesta terça-feira

Crédito da foto: Cedida Terminal salineiro de Areia Branca está sem funcionar

Por Fabiano Souza - JORNAL DE FATO

Uma nova fiscalização no Terminal Salineiro (Porto Ilha) está sendo realizada hoje (17) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A informação foi confirmada pela assessoria de Gabinete do órgão através de Jean Túlio.

Segundo ele, em contato com a reportagem do JORNAL DE FATO no final da tarde de ontem (16), uma equipe estaria se deslocando para Areia Branca para realizar a vistoria no Terminal Salineiro. “Estamos deslocando uma equipe para verificar o que foi realizado pela Codern, e logo depois enviaremos o relatório para Brasília, e posteriormente serão anunciadas”, disse.

O Terminal Salineiro de Areia Branca está interditado desde a última quinta-feira, 12, pelo Ibama. O local foi interditado por conta de pendências no processo de regularização ambiental do empreendimento e irregularidades constatadas durante inspeção.

Segundo o instituto, a equipe de fiscalização do órgão identificou inconformidades e irregularidades relacionadas ao armazenamento e abastecimento de combustíveis, contaminação do solo, lançamento de resíduos no mar, instalações inadequadas e acúmulo de resíduos sólidos.

A assessoria da Codern informou à reportagem que as exigências do Ibama estão sendo cumpridas e acredita que o terminal possa ser liberado após essa fiscalização. “A expectativa é essa (indagado sobre a possibilidade do local ser liberado). Estão sendo (ao ser perguntado se as exigências já estavam sendo atendidas).”

Em nota enviada à reportagem, a Codern informou que o presidente da Companhia esteve em Brasília para coordenar as ações emergenciais objetivando o desembargo do Porto-Ilha.

“Assumi a presidência da Codern há oito dias e já deixei claro aos funcionários que Segurança Industrial e Meio Ambiente são áreas prioritárias e fundamentais para as operações portuárias. Não abrirei mão dessas premissas. Os desafios são muitos, mas a minha disposição de lutar e vencer são maiores. Venceremos esses obstáculos e retornaremos as nossas atividades portuárias o mais breve possível”, destaca Fernando Dinoá.

Tags:

Porto Ilha
terminal salineiro
Ibama
fiscalização
sal
indústria
RN
economia

voltar