Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 10h15 | 12 Set 2018 | Redação Balança comercial do RN registra queda de 4,9% nas exportações, aponta levantamento

Crédito da foto: Divulgação As exportações de agosto foram 8,9% maiores que as de julho deste ano

O Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) divulgou nesta terça-feira, 11, informações sobre a balança comercial do estado referentes a agosto. De acordo com a entidade, mesmo as exportações tendo resultado positivo no oitavo mês do ano, no acumulado o saldo ainda é negativo.

Segundo o levantamento, as de agosto foram 8,9% maiores que as de julho deste ano e 32,4% menores que as de agosto de 2017. No acumulado do ano as exportações estão 4,9% menores que no mesmo período do ano passado. Tecidos de algodão, castanhas de caju, peixes, melões e granitos foram os produtos com maiores valores exportados no mês de agosto.

O estudo lembra que embora os dados do mês sejam insuficientes para uma conclusão sobre os próximos meses de 2018, a queda de 85% nas exportações de melões em relação a agosto (início da safra de embarques) de 2017, somada à redução já registrada nos últimos meses da safra passada, pode resultar em uma redução bastante acentuada no total exportado em 2018 para esse produto, que tem ocupado o primeiro lugar na nossa pauta nos últimos anos, o que já pode ser observado nos dados acumulados até agora.

Ainda de acordo com a Fiern, a balança comercial apresenta redução de 19% nas importações e -11% na corrente de comércio em relação ao mesmo período de 2017, demonstrando uma perda de dinamismo nas nossas relações comerciais internacionais em 2018.

Tags:

Balança comercial
Rio Grande do Norte
exportações
levantamento
Fiern

voltar