Domingo, 18 de novembro de 2018

Postado às 09h15 | 01 Nov 2018 | Redação Enem 2018: Quase 85% já acessaram o cartão de confirmação da inscrição no RN

Crédito da foto: Arquivo As provas serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro

O Ministério da Educação (MEC) divulgou mais uma parcial do número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 que acessaram o cartão de confirmação de inscrição no certame.

Até às 10h desta quarta-feira, 31, 84,91% dos 124.046 mil candidatos inscritos em todo o Rio Grande do Norte já tinham consultado o cartão de confirmação. As provas serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro.

O cartão de confirmação, disponível na página do participante e no aplicativo do Enem 2018, informa número de inscrição, local de prova (com endereço e número da sala), datas e horários do exame e opção de língua estrangeira escolhida, além de atendimentos específicos e/ou especializados e recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Quem esqueceu a senha pode recuperá-la na página do Enem, por meio de um passo a passo elaborado pelo Inep.

Não é necessário apresentar o cartão para ter acesso aos locais de prova – basta levar documento oficial com foto e caneta esferográfica de tubo transparente. O Inep, todavia, alerta para os participantes não deixarem para acessar o cartão na véspera da prova. Outra orientação é fazer o trajeto antes do dia do exame, para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar ao local de prova, evitando atrasos no dia da aplicação.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 será aplicado neste e no próximo domingo, 4 e 11 de novembro, em 1.725 municípios brasileiros, 70 deles de difícil acesso. O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão preparados para aplicar a prova para 5.513.726 participantes. Mais de 81% já acessaram o cartão de confirmação da inscrição, que informa o local de provas. No ano passado, neste mesmo período, essa porcentagem era de 61%.

A estrutura para aplicação do Enem envolve 10.718 locais de aplicação, 155.254 salas e mais de meio milhão de colaboradores. Foram impressos 11,5 milhões de provas. Doze cadernos de questões diferentes e uma videoprova em libras garantem acessibilidade.

Horários – O Enem 2018 será aplicado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, seguindo o horário oficial de Brasília. Este ano, o início do horário de verão coincidirá com o primeiro domingo de aplicação de provas, 4 de novembro. Portanto, como em edições passadas, o Enem será aplicado em quatro fusos horários distintos, mas de acordo com o horário de Brasília. Residentes em outras localidades devem fazer a conversão para o horário local. Estudantes do Amazonas devem ficar atentos, porque o estado tem dois fusos diferentes.

  • 12h – Abertura dos portões
  • 13h – Fechamento dos portões
  • 13h30 – Início das provas
  • 19h – Término das provas em 4/11
  • 18h30 – Término das provas em 11/11

Acesse a apresentação da coletiva de imprensa

Veja o infográfico Operação Enem

Acesse o portal do Enem

Tags:

Enem 2018
cartão de confirmação
inscrição
Rio Grande do Norte
Ministério da Educação
MEC

voltar