Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 16h45 | 06 Dez 2018 | Redação Semarh firma parcerias para recuperar nascentes do rio Apodi-Mossoró

Crédito da foto: Assecom/RN Parceria está sendo executada no âmbito do projeto “Plantadores de Água”

Com a proposta de recuperar e preservar as nascentes do rio Apodi-Mossoró, o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, assinou, na manhã desta quarta (05), um termo de compromisso com representantes de instituições que atuam na bacia, entre eles, o reitor da Universidade do Estado do RN (Uern), Pedro Fernandes, o vice-reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), José Domingues, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caop), Mariana Barbalho, o Prefeito de Portalegre, Manoel de Freitas, e a Prefeita de Tenente Ananias, Larissa Rocha.

A parceria está sendo executada no âmbito do “Plantadores de Água”, projeto que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), por meio da sua Coordenadoria de Meio Ambiente e Saneamento (Comeas), está desenvolvendo para auxiliar no processo de recuperação ambiental das nascentes dos rios potiguares, bem como conscientizar a população do entorno acerca dos cuidados e os usos devidos das áreas que circundam o local de preservação.

“O foco é ampliar nossa política educativa contando com o apoio de toda sociedade” frisa Mairton, explicando que após as instituições terem se mobilizado pela causa e firmado parceria, o próximo passo é elencar as ações ambientais necessárias, de acordo com a localidade, e capacitar os agentes municipais para funcionarem como multiplicadores. Ele destaca ainda que a realização desse projeto vem ao encontro do trabalho de construção de bases, que o Ministério do Meio Ambiente está desenvolvendo para elaborar a Política Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas.

Pedro Fernandes, Reitor da Uern, ressaltou o papel fundamental das universidades, não só na transmissão de conhecimento científico, mas no incentivo de que a consciência sustentável possa ser despertada nos alunos e na sociedade, através de atividades de extensão. “Vamos abraçar essa parceria em prol do nosso rio fundamental para população da bacia” disse Pedro.

“As universidades, através dos seus projetos de pesquisa, vão nos auxiliar nas ações de monitoramento e análise da qualidade de água, por exemplo, e os municípios com campanhas de controle da erosão do solo, por meio do plantio de mudas” frisa Clara Câmara, Coordenadora da Comeas.

Para o Prefeito de Portalegre, Manoel de Freitas, o “Plantadores de Água” já está ajudando na mudança de mentalidade dos moradores: “As pessoas estão começando a entender a importância de preservar as nascentes, inclusive a relevância econômica que isso tem para o nosso município, que também sobrevive do turismo” .

O Presidente do Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), Josivan Cardoso, e o Diretor Técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Luiz Augusto, também assinaram o termo de cooperação. “Vamos aumentar nossa atividade de fiscalização e regularização, nessa área, para garantir sustentabilidade ambiental e hídrica” ressalta Josivan.

A Semarh realizou um trabalho de campo, identificando os principais problemas, cadastrando proprietários rurais e conversando com os gestores de municípios onde existem nascentes perenes, entre eles, Coronel Joao Pessoa, Dr. Severiano, Martins, Portalegre, Luís Gomes, Tenente Ananias e São Miguel. O diagnóstico constatou 59 nascentes perenes e identificou que a maioria delas se encontra com algum grau de antropização, ou seja, níveis variados de degradação causada por interferência humana.

O diagnóstico final e os relatórios das oficinas realizadas nos municípios estão disponíveis nos links abaixo:

Diagnóstico das Nascentes do Rio Apodi Mossoró

Relatório das Nascentes

Tags:

Estado
Rio Mossoró
Parceria
Semarh
Nascentes

voltar