Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 10h30 | 02 Fev 2019 | Redação Jucurutu tem o janeiro mais chuvoso em mais de 100 anos, aponta Emparn

Crédito da foto: Blog Edilson Silva O volume acumulado durante todo o mês foi de 355,7 milímetros

Jucurutu, na região Oeste do Rio Grande do Norte, foi o município potiguar onde mais choveu em janeiro de 2019. O volume acumulado durante todo o mês foi de 355,7 milímetros, volume bem acima da média, que é de 79,3 mm, e choveu 348,5% acima da média mensal. O segundo município mais chuvoso foi Janduís, também na região Oeste, onde choveu 243,5 mm. Esses volumes de chuva em Jucurutu e Janduís contribuíram de forma significativa para o aumento da média do mês na região Oeste, que foi de 25,3% acima da média de janeiro. Na região Oeste esse aumento do volume médio de janeiro foi ainda maior, choveu 34,3% a mais que o normal para o período.

Segundo o meteorologista da Emparn Gilmar Bristot, “as chuvas ocorridas em janeiro de 2019 no estado, foram devido à atuação do sistema meteorológico Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCANS), e em alguns momentos, juntamente com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)”. A atuação desses dois sistemas juntos favoreceu a ocorrência de chuvas nas regiões Oeste e Central, mas atuou com menos intensidade nas regiões Agreste e Litoral, onde o volume de chuva registrado ficou abaixo da média, principalmente no litoral, onde choveu 60% a menos do que normalmente chove no mês de janeiro. Mesmo tendo chovido bem no sertão potiguar, a falta de chuva no litoral puxou a média do estado para baixo, o volume de chuva no mês de janeiro em todo o estado ficou 7% abaixo da média. Ao todo no mês de janeiro, em 39 municípios o volume acumulado ficou acima dos 100 milímetros. Em dois deles, Jucurutu (355,7 mm) e Janduís (243,5 mm), o acumulado ficou acima dos 200 e 300 milímetros, respectivamente.

A atuais condições oceânicas/atmosféricas mostram presença do fenômeno el niño fraco a moderado no Oceano Pacífico, e com tendência de apresentar uma diminuição na sua intensidade nos próximos meses. Esse comportamento, El Niño Fraco, é favorável à ocorrência de chuvas na região Nordeste do Brasil para o período de fevereiro a maio de 2019, quando associado às boas condições apresentadas pelo Oceano Atlântico, onde a bacia norte deste oceano está mais frio do que a bacia sul.

Para fevereiro, as previsões indicam que as chuvas deverão continuar, mas com uma melhor distribuição espacial, quando comparado a janeiro de 2019, pois a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá atuar com mais frequência, associada à presença de Frentes Frias e Vórtices Ciclônicos de Ar Superior (VCANS).

Tags:

Jucurutu
janeiro
chuvoso
Emparn

voltar