Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 14h15 | 20 Mar 2019 | Redação Pacientes do Hospital Santa Catarina esperam por cirurgia nos corredores

Crédito da foto: Cedida/Sindsaúde Pacientes nos corredores do Santa Catarina

A denúncia foi feita na tarde desta quarta-feira, 20, pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do RN (SINDSAÚDE):

“Os pacientes do Hospital Santa Catarina estão esperando por cirurgia nos corredores. Alguns estão, por exemplo, com hemorragia digestiva e obstrução intestinal. Outros, diagnosticados com pneumonia, angina, infecção urinária.”

Além dos corredores superlotados, a estrutura física da unidade está comprometida. Há infiltração e mofo nas paredes.

Essa situação compromete não só saúde dos pacientes, mas também dos servidores. Várias unidades de saúde do estado estão sob condições precárias.”

No Giselda Trigueiro, por exemplo, a UTI está com dois leitos interditados porque está sem estrutura, e há enfermarias em que a urina dos banheiros de cima escorrem pelas paredes, além da falta de segurança.

Maria do Carmo é trabalhadora do Santa Catarina e diretora do Sindsaúde e diz que a Saúde, assim como outros serviços públicos, não é prioridade dos governos, que trabalham em direção ao desmonte do SUS e economizam para o pagamento da Dívida Pública aos banqueiros.

Os servidores estaduais da saúde estão em greve desde o dia 5 de fevereiro, contra o atraso dos salários, mas também, reivindicam melhores condições de trabalho. Mesmo o governo tentando criminalizar o movimento grevista, a saúde permanece em greve com o percentual de 30%, conforme decisão judicial.

A assessoria jurídica do Sindsaúde já recorreu à decisão solicitando o percentual de 50% nas unidades e 50% na greve.

Tags:

Hospital
Santa Catarina
Natal
RN
pacientes
corredores
Sindsaúde

voltar