Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 11h15 | 03 Mai 2019 | Redação Dia “D” de Vacinação contra a Influenza acontecerá neste sábado (4) em todo RN

Crédito da foto: Arquivo Até o momento foram registradas a administração de 219 mil doses

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que teve início no dia 10 de abril, segue até 31 de maio com realização do Dia “D” de divulgação e mobilização neste sábado, 04 de maio. Os postos de saúde estarão abertos a partir das 8h, com horário de encerramento definido pelas próprias unidades.

“Orientamos que todos que fazem parte dos grupos prioritários, principalmente aqueles que não podem ir até uma unidade básica de saúde durante a semana, não percam a oportunidade de garantir a proteção contra a Influenza neste dia”, alertou a coordenadora de imunização da Sesap, Katiucia Roseli.

Estão sendo vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), indivíduos com 60 anos ou mais de idade, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A estimativa total é que serão vacinadas mais de 59 milhões de pessoas em todo país, sendo 972.875 só no Estado do Rio Grande do Norte. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação. Em 2018, o Rio Grande do Norte vacinou 93,5% de sua população, e agora em 2019 a Coordenação Estadual de Imunizações está aumentando os esforços para em parceria com as Regionais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde vacinar o máximo possível de pessoas pertencentes aos grupos prioritários a receber a vacina e com isso reduzir as internações, complicações e óbitos causados por influenza.

Até o momento foram registradas a administração de 219 mil doses, proporcionando uma cobertura de 20,7% para o Rio Grande do Norte, sendo este o 13º no país e 4º no Nordeste em cobertura vacinal.

Tags:

Dia D
vacinação
Influenza
Rio Grande do Norte
campanha

voltar