Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 09h45 | 17 Mai 2019 | Redação Secretaria de Saúde confirma mais de 1,3 mil casos de dengue em 2019

Crédito da foto: Arquivo Órgão recebeu 5.457 notificações de pessoas atendidas nos hospitais com suspeita de dengue

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) divulgou nesta sexta-feira, 17, o mais recente levantamento das arboviroses transmitidas pelo mosquito aedes aegypti.

Segundo a Sesap, até a Semana Epidemiólgica 16, encerrada em 20 de abril, o órgão recebeu 5.457 notificações de pessoas atendidas nos hospitais com suspeita de dengue. Deste total, 1.330 casos foram confirmados.

Em relação ao zika vírus, há 37 casos notificados como prováveis. A chikungunya levou 664 pessoas a procurarem unidades de saúde no mesmo período, e 258 tiveram o diagnóstico confirmado para a doença.

“Embora o número de casos notificados seja menor que o registrado em 2018 no mesmo período, os casos confirmados já ultrapassam o ano anterior”, explica a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Alessandra Lucchesi.

Ela destaca que municípios e a população têm um papel essencial na prevenção dessas doenças. “É necessário que todos tomem as medidas de prevenção à proliferação do mosquito: receber o agente de combate às endemias em suas residências, eliminar água de vasos de flores, tampar tonéis e tanques, não deixar água acumulada, lavar semanalmente depósitos de água, manter caixas de água e tanques devidamente fechados e colocar o lixo em sacos plásticos, mantendo a lixeira fechada, entre outras”.

É importante lembrar que o período chuvoso continua, e a alternância com os dias de sol e calor formam o ambiente ideal para a proliferação do aedes aegypti. Os ovos do mosquito, quando entram em contato com a água, dão origem a novos mosquitos, e os ambientes quente e úmidos são ideais para que as fêmeas depositem seus ovos. “Infelizmente essas condições ideais estão presentes em nosso estado nessa época do ano, por isso o cuidado de evitar acúmulo de água deve ser constante”, orienta.

Tags:

dengue
Sesap
Rio Grande do Norte

voltar