Terça-Feira, 16 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 16 Jun 2019 | Redação Agroecologia: Semana dos orgânicos terá dia de campo com quatro oficinas

Crédito da foto: Sebrae Serão 200 produtores de vários municípios,incluindo a comunidade Gramorezinho

Para comemorar o início das atividades da XV Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, o Sebrae no Rio Grande do Norte e a superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no RN realiza um Dia de Campo na Unidade Experimental Agroecológica no Parque Aristófanes Fernandes. A ação contempla quatro oficinas práticas, que serão ministradas ao longo da próxima terça-feira (18) e direcionada para produtores rurais.

Serão realizadas quatro oficinas simultâneas no Dia de Campo - Oficina de preparação e utilização de Bokashi, Oficina de Meliponicultura, Oficina de Defensivos naturais e biológicos e Oficina Regularização da Produção Orgânica – e uma vivência na Unidade Demonstrativa Agroecológica. A programação começa às 9h e vai até às 17h.

Estão sendo esperados cerca de 200 produtores de gêneros agroecológicos dos municípios de Assú, Apodi, Equador, Ipanguaçu, Mossoró, Caicó, São
José do Seridó, Cruzeta, São João do Sabugi, Currais Novos, Ceará-Mirim, Messias Targino e Paraú, além de produtores das comunidades Guanduba (São Gonçalo do Amarante) e Gramorezinho (Natal).

Parte desses produtores está retomando as atividades após um longo período de estiagem. A proposta dessa iniciativa oferecida pelo Sebrae e parceiros é justamente disponibilizar capacitação gratuita para incentivar o aumento da produção. Ao final, receberão sementes diversas para plantio. A Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) apoia a ação.

Durante a programação, será feito um panorama da agricultura orgânica no Rio Grande do Norte, cujos números serão apresentados pelo Ministério da Agricultura. Além do Dia de Campo, será realizada uma Feira Agroecológica da Agricultura Familiar, no dia 22, em Apodi. A feira será montada Sítio Córrego, da 17h às 22h. Já no dia 6 de julho, Mossoró recebe a Feira Sustentável Mais Saudável, das 8h às 11h, no Espaço EcoPark, no bairro Nova Betânia.

A Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos no período de 18 de junho a 06 de julho. Trata-se de uma iniciativa e realização do Sebrae e Superintendência Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com diversas Instituições que compõem a Comissão Estadual de Produção Orgânica do RN (CPORG), objetivando difundir informações aos consumidores e produtores rurais quanto aos produtos orgânicos, onde encontrá-los e como são produzidos, além de divulgar os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses alimentos, através da disseminação de informações e realização de oficinas, palestras e feiras locais.

Fonte: Agência Sebrae

Tags:

Agroecologia
Gramorezinho
Sebrae
oficina

voltar