Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 08h11 | 24 Mai 2017 | Edinaldo Moreno Papa recebe Trump no Vaticano; encontro dura 27 minutos

Encontro ocorreu nesta quarta-feira

Crédito da foto: Foto: Agência Lusa

Da Agência EFE
 
O papa Francisco e o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, se reuniram nesta quarta-feira (24) no Vaticano durante 27 minutos e depois fizeram a troca habitual de presentes. A informação é da Agência EFE.
 
Após a conversa,Trump apresentou sua delegação, da qual fazem parte a mulher Melania, a filha mais velha, Ivanka, o genro, Jared Kushner, além do secretário de Estado, Rex Tillerson, do assessor de Segurança Nacional, o tenente-geral H.R. McMaster, e da porta-voz presidencial, Hope Hicks, mais oito pessoas e uma intérprete.
 
Francisco cumprimentou com cordialidade Melania, a quem perguntou se tinham comido "pizza", e depois abençoou um objeto que a esposa do presidente tinha nas mãos.
 
Depois, na tradicional entrega de presentes, Trump lhe deu uma caixa que continha, segundo ele, "livros de Martin Luther King".
 
Francisco, por sua vez, entregou a Trump seus três escritos principais: as encíclicas Evangelii Gaudium e Laudato Se e a exortação Amoris Laetitia, além de sua última mensagem da jornada de paz. Ele também abençoou um terço que apresentou aos Trump em uma bandeja.
 
O presidente norte-americano disse ao papa, ao receber seus escritos: "Leremos".
 
O presente mais simbólico foi o medalhão de bronze com que o papa presenteia muitos chefes de Estado, representando uma oliveira que cresce em uma pedra partida.
 
O papa Francisco recebeu Trump com um aperto de mão. Depois, foram à biblioteca para a reunião, que ocorreu com a ajuda de um intérprete, já que, como justificou Francisco ao presidente, seu inglês não é muito bom.
 
Enquanto durou a conversa, Melania e Ivanka Trump visitaram a Capela Paolina e a Sala Régia do Vaticano.

Tags:

voltar