Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 08h00 | 15 Set 2017 | Redação Míssil norte-coreano sobrevoou Japão e tinha alcance intermediário, dizem EUA

Crédito da foto: Reprodução O míssil sobrevoou o norte do Japão

Da EFE

O Comando do Pacífico dos Estados Unidos (Pacom) confirmou que a Coreia do Norte lançou nesta sexta-feira (no horário de Pyongyang, quinta-feira, 15, no horário de Brasília) um míssil de alcance intermediário que sobrevoou o norte do Japão, mas que não representou uma ameaça para o território norte-americano. As informações são da agência de informações EFE.

"A avaliação inicial aponta para o lançamento de um míssil balístico de alcance intermediário", disse o diretor de operações do Pacom, comandante Dave Benham, em comunicado. "O míssil balístico sobrevoou o norte do território do Japão antes de cair no Oceano Pacífico", completou Benham, explicando que o lançamento ocorreu perto de Pyongyang, capital da Coreia do Norte.

O míssil não representou ameaça para os EUA nem para a ilha de Guam, um território americano no Pacífico, disse o comandante. O Pacom ainda trabalha em uma "avaliação mais detalhada" sobre o último desafio norte-coreano.

O presidente dos EUA, Donald Trump, foi informado do lançamento norte-coreano pelo chefe do gabinete, John Kelly, informou a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

Antes do teste, Trump confirmou, a bordo do Air Force One, que viajará em novembro para China, Coreia do Sul e Japão. O presidente republicano não quis falar sobre sua estratégia para lidar com a Coreia do Norte, mas garantiu que os americanos ficarão seguros apesar das ameaças do regime de Kim Jong-un.

Este foi o primeiro lançamento de um míssil pela Coreia do Norte desde o final de agosto - quando outro projétil também sobrevoou o norte do Japão - e o primeiro teste armamentístico desde que o regime de Kim Jong-un executou seu sexto e até agora mais forte teste nuclear, no último dia 3.

Tags:

Coreia do Norte
Estados Unidos
Pyongyang
Coreia do Sul

voltar