Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 10h45 | 08 Out 2017 | Redação Milhares de pessoas se manifestam em Barcelona em defesa da unidade da Espanha

Crédito da foto: GLOBO Manifestantes vão às ruas em Barcelona

Da Agência EFE

Milhares de pessoas se manifestam neste domingo (8) em Barcelona, em defesa da unidade da Espanha, a dois dias da plenária do Parlamento catalão, na qual pode haver uma declaração unilateral de independência. Convocados pela organização Sociedade Civil Catalã sob o lema "Basta! Recuperemos a sensatez", os cidadãos percorreram o centro da capital catalã com bandeiras da Espanha, da Catalunha e da União Europeia, gritando palavras como "Viva a Espanha e Viva a Catalunha!". A informação é da Agência EFE.

À manifestação estiveram presentes representantes de diferentes partidos, entre eles o presidente do governamental Partido Popular (PP) na região, Xavier García Albiol.

"Não vamos permitir nem uma independência no presente e nem uma independência por períodos, que tenham isso muito claro", disse Albiol.

A ministra espanhola de Saúde, a catalã Dolors Montserrat, assegurou que o governo de Mariano Rajoy "não vai abandonar" nenhum catalão.

Como representante dos socialistas catalães, o secretário de Organização, Salvador Illa, aposta na "sensatez, no respeito ao Estado de Direito" e no "diálogo". Ele defende a negociação de "um novo pacto entre a Catalunha e a Espanha".

Hora antes do início da manifestação, cerca de 400 pessoas se concentraram também em Barcelona para agradecer à polícia e à Guarda Civil espanholas pela defesa da ordem constitucional e pelo "exemplar comportamento" em 1º de outubro, quando foi realizado o referendo de independência, suspenso pela Justiça.

Tags:

Espanha
Catalunha
manifestação
unificação
povo nas ruas

voltar