Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 11h15 | 18 Abr 2018 | Redação Donald Trump confirma encontro entre diretor da CIA e Kim Jong-un

Crédito da foto: Fotos/Reuters Encontro buscou aproximar os Estados Unidos e a Coreia do Norte

Da Agência Brasil  

O presidente Donald Trump confirmou hoje (18) que Estados Unidos e Coreia do Norte tiveram um encontro entre o diretor da CIA, Mike Pompeo, e o líder norte-coreano Kim Jong-un na semana passada. Este foi o primeiro encontro de alto nível entre os dois países em 18 anos.  A reunião, realizada em caráter sigiloso, faz parte do contexto de aproximação entre os dois países e tem como objetivo preparar um eventual encontro entre Trump e Kim Jong-un.

"Mike Pompeo se encontrou com Kim Jong-un na Coreia do Norte semana passada. Foi um encontro. A reunião transcorreu de forma tranquila com a formação de um bom relacionamento", escreveu. Ele completou que agora estão sendo preparados detalhes para o encontro. "A desnuclearização será uma grande coisa para o mundo, mas também para a Coreia do Norte".

A notícia do encontro foi divulgada na noite dessa terça-feira (17) A informação havia sido divulgada anteriormente pelo jornal Washington Post e só foi confirmada hoje, pelo próprio presidente.

Desde março, Washington e Pyongyang estão dialogando. Um canal de comunicação foi estabelecido durante a gestão do ex-secretário de estado Rex Tillerson, que deixou o cargo naquele mesmo mês. O novo secretário será o diretor da CIA, Mike Pompeo.

Tags:

Donald Trump
Kim Jong-un
CIA
Estados Unidos
Coreia do Norte
encontro

voltar