Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 10h00 | 10 Jul 2017 | Edinaldo “Confeitaria é construída com muito esforço e aprendizado diário”

Crédito da foto: Marcos Garcia Apesar da pouca idade, Marcela Raíssa já possui quase 10 anos de experiência

Por: Nara Andrade

naraandrade@gmail.com

Nesta semana, Mossoró ganhou mais uma central de cursos de confeitaria. Um projeto antigo da nutricionista e cake designer Marcella Raíssa de Souza Fernandes Bezerra, o Espaço Fazendo Receitas By Marcella Cake chegou para atender uma demanda crescente na região, já que, segundo a própria cake designer e chef confeiteira, a confeitaria é um setor gigantesco em que sempre há pessoas que querem aprender, e em sua primeira semana de funcionamento, o espaço já contou com turmas bastante concorridas, inclusive com muitas alunas de outras cidades da região e até de estados vizinhos. “Marcella Cake”, como a chef confeiteira é mais conhecida, também é formada em Nutrição.

Apesar da pouca idade, já possui quase 10 anos, desde o dia em que decidiu começar a vender seus doces para ajudar no pagamento das mensalidades da faculdade. Hoje, aos 29 anos, a profissional já coleciona importantes conquistas e títulos. A cake designer ganhou a Copa dos Cupcakes Mavalerio, como a melhor do Nordeste e também melhor do Brasil, competição em que ela concorreu com mais de 15 mil competidores. Marcella Cake também conquistou o segundo lugar na primeira competição de Receitas da Blend Coberturas, em nível nacional, além de já ter tido receitas publicadas no e-book internacional do Via Chef. Por ser ainda muito jovem e por ser mulher, ela conta que é comum vivenciar episódios de preconceito, como a desconfiança em relação a sua qualidade.

No entanto, o cenário da confeitaria vem mudando aos poucos e é possível driblar os obstáculos com muita competência e profissionalismo.

 

DOMINGO – Quando decidiu trabalhar como doceira?

MARCELLA CAKE – Eu fiz o meu primeiro bolo aos 12 anos e quem me ensinou foi minha avó materna. Sempre vi a cozinha como um ambiente atraente, divertido e a melhor parte da casa. Sempre cozinhava e fazia doces para a família por diversão, até que aos 18 anos, resolvi trabalhar, pois nesse período passávamos por necessidade financeira muito grande e nada melhor do que trabalhar com o que eu sabia fazer de melhor: "doces".

 

COMO tudo começou? Foi difícil conquistar a clientela?

TUDO começou devido à necessidade financeira de pagar minha faculdade e ajudar nas contas de casa devido minha mãe receber apenas 1 salário mínimo e ter acabado de passar por uma separação. Um dia, me perguntaram por que não fazia doces para vender, já que eu os fazia tão bem. Comecei a vender na faculdade e ali começou a tomar uma proporção maior. Em seguida, comecei a publicar em redes sociais, fiz alguns cursos para me especializar, participei de feiras para exposição do meu trabalho e, cada vez mais, procurava ampliar meu público. Não foi fácil. Continua sendo uma deliciosa batalha diária e ainda tenho uma longa estrada a trilhar, pois a confeitaria é construída com muito esforço e aprendizado diário. Nesse setor, somos eternos aprendizes.

 

O QUE mudou na estrutura de que você dispõe, do começo para os dias de hoje?

NO COMEÇO, eu comecei a fazer doces com uma panela emprestada e uma colher de pau. Minha casa era bem simples, meu fogão quatro bocas já bem usado e com defeito em duas bocas. Com o passar dos anos, fui juntando uma parte do dinheiro e a outra parte investindo em material para a confeitaria. Hoje, possuo meu centro técnico, ensino as pessoas como ganhar dinheiro neste mundo doce. Tenho uma estrutura hoje muito confortável e consigo atender adequadamente as minhas alunas e clientes.

 

VOCÊ trabalha só ou possui uma equipe?

DESDE o começo, sempre fomos eu e minha mãe Edneide a trabalhar e ajudar uma a outra. Somos uma equipe de dois.

 

QUAIS os produtos que vocês produzem?

PRODUZIMOS doces, desde os tradicionais, como bolos da vovó, até a confeitaria fina de um Entremet. E doces e bolos festivos para todas as ocasiões, sejam infantil, casamentos, mensários ou até mesmo para se degustar no dia a dia. Fazemos a confeitaria light, diet e sem lactose.

 

QUAIS os principais desafios desse segmento?

HOJE, a confeitaria é uma profissão muito ampla, possuímos muitos profissionais no mercado e, atualmente, temos de todos os dias aprender algo novo para sempre estarmos atualizados não só nas aulas para passar novidades para alunas como também para produzir as tendências mais pedidas pelos clientes através das encomendas.

 

A CRISE econômica que o país vem enfrentando afetou o setor de confeitaria e eventos?

A CRISE não conseguiu estagnar nem decair o setor da confeitaria. Pelo contrário. Estamos crescendo muito. Com o crescimento da informalidade no país devido à crise, as empresas informais vendem mais, com preços mais acessíveis, produtos caseiros deliciosos e preparados com carinho, que agrada a população.

 

O QUE faz um doceiro ou confeiteiro se destacar e obter sucesso e reconhecimento?

PARA um confeiteiro se destacar nos dias atuais em meio a uma multidão de profissionais, é necessário procurar fazer cursos para se atualizar, aprimorar e se especializar, oferecendo assim um diferencial de qualidade para seus clientes.

 

VOCÊ sempre participa de cursos de qualificação?

SEMPRE faço cursos e procuro me reciclar sempre que possível, invisto em cursos com grandes chefs para trazer o melhor para Mossoró e região. Além da amizade que fica no contato mais próximo com grandes nomes da confeitaria brasileira e internacional, fica o conhecimento, que é o único bem que ninguém nos tira. Fazer cursos é uma necessidade no meu trabalho, pois repasso conhecimentos e faço eles acontecerem no dia a dia.

 

VOCÊ também ministra cursos em espaços em Mossoró, outras cidades do Rio Grande do Norte e até fora do estado. Quando e como surgiu a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos?

SIM. Ministro aulas em todo o Brasil de forma particular, trabalho para empresas ligadas ao setor de confeitaria, por exemplo, marcas de formas de silicone, instrumentos e equipamentos de confeitaria, além de produtos comestíveis, como chocolate, confeitos, saborizantes e até de papel manteiga da empresa Fernanda Ajonas, da qual sou representante. Também, sou instrutora da empresa Celebrate no Rio Grande do Norte. Conto com patrocínio de grandes empresas, como a Mavalerio, Fernanda Ajonas, e tenho buscado novos parceiros, como empresas de farinha de trigo, margarina, leite condensado etc..

 

NESTA semana, você inaugurou o seu centro de cursos, Espaço Fazendo Receitas By Marcella Cake. Esse era um projeto antigo ou surgiu depois de você ter começado a dar aulas em outros espaços?

ESSA ideia surgiu há muitos anos, quando iniciei a faculdade de Nutrição. Fiz um curso no qual uma pessoa de São Paulo estava fazendo consultorias nas empresas, que me falou sobre os centros técnicos do Sudeste do país. Achei interessante e alimentei esse sonho por muitos anos.

 

NA SUA opinião, Mossoró era carente de espaços desse tipo? A cidade tem demanda para mais de um espaço?

QUANDO tive essa ideia, Mossoró só tinha um espaço para treinamento de padeiros; não era voltado à confeitaria em si. Ao longo dos anos, a confeitaria foi crescendo e esse espaço passou a ter cursos de confeitaria com a presença de muitos chefs, e um deles foi meu grande incentivador, que viu que eu tinha potencial, devido à facilidade de lidar com o público. Como hoje a confeitaria é um setor gigantesco, sempre há espaço para pessoas que querem aprender, pois Mossoró atende não só a cidade, como as regiões vizinhas. Tenho muitas alunas de outras cidades, assim como de estados vizinhos.

 

QUAL a expectativa para o seu espaço e qual o diferencial?

MINHA principal meta é preparar meus alunos para o mercado e fazer deles profissionais capacitados para atender a sua clientela. Aqui, fazemos tudo com muito carinho e dedicação, para que todos assimilem o que está sendo ensinado. Atender a pessoas que já trabalham, com horários de aulas especiais, à noite e finais de semana, além dos cursos semanais.

 

E O que os alunos devem esperar?

UMA troca de conhecimento que será aplicada da melhor forma possível, para que saiam daqui capazes e orgulhosos de si mesmos.

 

VOCÊ passará a se dedicar apenas aos cursos ou continuará atendendo as encomendas?

CONTINUAREI nos dois setores, intercalando em cursos e recebendo encomendas de festas, pois meu lado de cake designer sente uma satisfação enorme em ver a felicidade no rosto dos clientes quando recebem a realização de um sonho em forma de bolo e doces.

 

COMO ter acesso aos cursos? Qualquer pessoa pode participar?

ATRAVÉS do número (84) 98864-7444; instagram@marcellacake; Facebook Marcella Cake; e no próprio Espaço Fazendo Receitas by Marcella Cake, que fica na Rua Aristides Batista da Mota, 9, bairro Doze Anos, próximo ao supermercado Cidade Alternativo. Todas as pessoas que se interessem pela confeitaria podem fazer os cursos, sejam iniciantes ou veteranos, atendendo a todas as idades e futuramente turmas especiais.

 

VOCÊ é muito jovem. Sentiu o preconceito dos demais profissionais da área ou mesmo das pessoas, devido a sua pouca idade?

SIM. Isso é algo que faz parte do dia a dia, não só com idade, mas também o fato de ser mulher, pois essa é uma profissão ainda, em sua maioria, de homens. Isso tem mudado aos poucos, graças a Deus. Mas, com a nossa capacidade, enfrentamos todos os obstáculos.

Tags:

voltar