Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 11 Jul 2017 | Edinaldo Moradores do Vingt Rosado vão entrar com representação contra Caern

Crédito da foto: Marcos Garcia Maioria das ruas do conjunto apresentam vazamentos

Edinaldo Moreno/Da redação

Desperdício de água tratada, esgoto a céu aberto, má qualidade no serviço prestado a comunidade são objetos da representação que a Associação dos Moradores e Amigos do Vingt Rosado (Amorvi) vai enviar ao Ministério Público contra a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A informação foi confirmada pelo presidente da Amorvi, Asclepius Saraiva.

Segundo ele, somente no mês de junho foram mais de mil protocolos abertos na comunidade junto a companhia de reclamações com vazamento de água nas ruas do bairro. “Só em junho foram mais de mil protocolos dos moradores do bairro. Estamos mobilizando a comunidade para que possamos representar contra a Caern pela má qualidade do serviço prestado, esgoto a céu aberto, desperdício de água, entre outros. Queremos também que a Caern troque toda a tubulação e remoção do saneamento básico para a frente das casas, pois é um inconveniente muito grande para os moradores”, disse o representante da Amorvi que espera apenas o máximo de assinaturas no abaixo-assinado e o laudo técnico que deverá ser finalizado nos próximos dias.

“Nós já temos cerca de duas mil assinaturas e queremos ter mais para que o movimento se torne maior e tenhamos mais representatividade. Também esperamos a conclusão do laudo técnico para que possamos embasar a nossa reclamação junto ao MP. Quase todos os comércios do bairro estão recolhendo assinaturas, como também as Unidades Básicas de Saúde do conjunto”, explica.

"Já estamos com um técnico ambiental elaborando um laudo técnico do crime ambiental que é cometido todos os dias na nossa comunidade através de água tratada em vários pontos do Vingt Rosado, e através também do crime ambiental de esgoto a céu aberto, o nosso saneamento básico que fica por trás de nossas casas, que não está funcionando estoura todos os dias. Temos rios de lama aqui”, diz.

Asclepius Saraiva lembra ainda que os moradores sofrem com o problema há muito tempo e pede que a população continue reclamando. Ele diz que os buracos também tomam de conta das vias no Vingt Rosado. “Esse problema já dura mais de dois anos. Faço um apelo para que os moradores continuem reclamando com os problemas existentes no bairro. Todas as ruas do conjunto tem buraco. O número gira em torno de cinco a dez”, emendou.

Canal incomoda moradores

O morador da Rua João Soares, na primeira etapa do Vingt Rosado, Isaías Júnior, reclama de um canal que deveria ser usado para a água pluvial, mas que está servindo para transportar fezes e dejetos de uma caixa da Caern que está transbordando.

“Está com mais de ano que entro em contato com a Caern. O antigo diretor foi lá pessoalmente e disse que resolveria o problema. Até hoje está do mesmo jeito. Cobramos uma solução para o problema, pois está insuportável. A noite temos que sair de casa, pois a fedentina fica ainda mais forte”, relatou o morador.

Tags:

voltar