Quinta-Feira, 20 de julho de 2017

Postado às 14h15 | 15 Jul 2017 | Prefeitura de Mossoró realiza primeiras oficinas do Plano Plurianaual e Orçamento Participativo

Crédito da foto: Luciano Lellys Prefeita Rosalba Ciarlini fala aos presentes na primeira reunião de debate do PPA 2018-2021

A Prefeitura Municipal de Mossoró realizou neste sábado (15), na Escola de Artes, as primeiras oficinas do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 e do Orçamento Participativo 2018.

A iniciativa é a continuidade das discussões para elaboração dos dois documentos técnicos que devem ser apresentados na Câmara Municipal em agosto e contou com a participação da prefeita Rosalba Ciarlini, secretários municipais Aldo Fernandes (Planejamento), Anselmo Carvalho (Consultoria Geral), Aglair Abreu (Comunicação Social), Karina Ferreira (Procuradora Geral) e Magali Delfino (Educação, Esporte e Lazer; vereador Tony Cabelos; diretor da UNP campus Mossoró, Guilherme Daflon; lideranças comunitárias e sociedade em geral.

Antes das oficinas, a prefeita falou sobre o PPA e o Orçamento Participativo e teve uma conversa franca com os participantes, lembrando que "este era o momento para apresentar as demandas, cobranças e reclamações".

Rosalba destacou que a elaboração do PPA é um trabalho muito importante e, por isso, estava começando as discussões com o movimento comunitário. “Quem acompanhou a minha administração no passado, lembra que existia o orçamento participativo, onde a populaçao decidia para a prefeitura poder fazer. E prometi que, ao assumir, o povo voltaria a ter voz na definição do orçamento”, lembrou.

A prefeita acrescentou que tudo na gestão municipal precisa ser planejado para botar no orçamento aquilo que for mais importante. “Estamos começando todo um processo de discussão de ideias e propostas para serem adequadas tecnicamento ao orçamento. Quero fazer um orçamento que tenha o sentimento do povo de Mossoró”, assegurou Rosalba.

Aldo Fernandes explicou que os participantes foram divididos em grupos temáticos para apresentação de sugestões em áreas como saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, cultura, esporte e desenvolvimento social. “A divisão por setores é uma forma de se aprofundar mais nas discussões das necessidades e prioridades de cada área”, argumentou.

O líder comunitário do bairro Santo Antônio, Onésimo Morais, observou que a população reclama muito a falta de participação nas decisões do município e destacou que o Orçamento Participativo vem para atender esse anseio popular. “A prefeitura discute essas necessidades com a população e faz a adequação técnica para realizar aquilo que for possível através do Orçamento Participativo”, elogiou.

O cronograma de discussões do PPA e do Orçamento Participativo continua na próxima sexta-feira (21), às 16h, com a realização de novas oficinas, novamente na Escola de Artes. A participação popular pode ser feita também pelo telefone 3315-4822 e com envio de sugestões para o e-mail sugestoesppa@prefeiturademossoro.com.br.

voltar